Conhecida por ter desenvolvido algumas das séries mais populares dos últimos anos - "Anatomia de Grey", "Scandal" ou "Como Defender um Assassino" -, Shonda Rhimes é o mais recente nome a juntar-se à Netflix, deixando assim os ABC Studios depois de uma colaboração mantida desde 2005.

A norte-americana de 47 anos vai criar e produzir novos projetos para o serviço de streaming, tendo assinado um acordo de quatro anos, embora as séries que ajudou a criar para a ABC através da produtora Shondaland continuem a ser emitidas pelo canal - algumas com novas temporadas ja confirmadas.

"Shonda Rhimes é uma das maiores contadoras de histórias da história da televisão", garante o diretor de conteúdos da Netflix, Ted Sarandos. "Tive oportunidade de a conhecer e é uma verdadeira Netflixer - adora TV e filmes, é apaixonada pelo seu trabalho e dedica-se ao público", acrescenta.

Já Rhimes elogia a "visão criativa única e o alcance global imediato" do serviço de streaming. "O futuro da Shondaland tem possibilidades ilimitadas", diz ainda.

A produtora também salienta o apoio da ABC no seu percurso profissional. "Não podia ter escolhido um sítio melhor para começar a minha carreira", assinala, deixando os seus projetos na estação entregues a colaboradores como Krista Vernoff ("Anatomia de Grey"), Pete Nowalk ("Como Defender um Assassino"), Mark Fish ("Scandal") ou Allan Heinberg (que trabalha no episódio piloto de uma nova série), de acordo com o The Hollywood Reporter.

As séries de Shonda Rhimes têm sido reconhecidas entre as que dão maior visibilidade e protagonismo a personagens femininas e a minorias, sobretudo afro-americanas.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.