Mário Machado, condenado por crimes de ódio racial, foi um dos convidados na quinta-feira do programa da manhã da TVI “Você na TV”, tendo sido "anunciado" na página do Facebook do apresentador Manuel Luís Goucha como "autor de algumas declarações polémicas".

No Twitter, João Cravinho, ministro da Defesa, afirmou esta sexta-feira, dia 4 de janeiro, que o convite feito pelo talk show das manhãs da TVI “não é muito diferente de quem ateia incêndios pelo prazer de ver as labaredas”.

"Vivemos tempos complexos, e é preciso ter a noção que uma atitude destas por parte da estação em causa não é muito diferente de quem ateia incêndios pelo prazer de ver as labaredas", frisou.

Em entrevista ao Público, Manuel Luís Goucha explicou que Bruno Caetano, autor da rubrica, foi quem convidou Mário Machado. "Nem eu nem a Maria convidámos Mário Machado, mas a partir do momento em que ele é nosso convidado nós temos uma conversa e vamos enfrentar os argumentos", frisou.

"A decisão foi exclusivamente do autor da rubrica. Nós viemos de férias de Natal e a rubrica já estava agendada e estava feito o convite", garantiu.

A presença de Mário Machado no programa levou a associação SOS Racismo a exigir na quinta-feira às autoridades responsáveis pela supervisão da comunicação social, bem como à tutela, que tomem medidas.

Ainda na quinta-feira, a ERC adiantou numa nota publicada na sua página da Internet ter recebido participações que visam o programa “Você na TV” emitido, no dia 3 de janeiro de 2019, no serviço de programas TVI.