Voltou a extinguir-se a voz gentil do HAL 9000: Douglas Rain morreu no domingo aos 90 anos de causas naturais.

Apesar da longa experiência nos palcos, o ator canadiano sabia que seria mais recordado pelo seu trabalho vocal para o sistema de inteligência artificial a bordo da nave Discovery em "2001: Odisseia no Espaço", a obra-prima realizada por Stanley Kubrick.

Douglas Rain raramente falou do seu trabalho no filme, mas numa entrevista em 2010, Keir Dullea, que interpretou o comandante David Bowman, recordou que era "um ator clássico no Canadá. Isto não é uma citação, mas disseram-me que a sua atitude é 'Fiz Shakespeare e os clássicos durante 50 anos e tudo o que querem falar comigo é sobre um filme onde trabalhei durante dois dias'."

Outra entrevista de Dullea, mas de 2016, permite perceber a razão: "No que me diz respeito, ele é a personagem principal do filme. Foi um 'casting' brilhante. Algo sobre a sua voz, era perfeita. Era invulgar".

Durante a rodagem do filme, a voz de HAL que Dullea ouviu foi a do assistente de realização Derek Cracknell; nas cenas com Gary Lockwood, que era o astronauta Frank Poole, foi o próprio Kubrick.

Foi após mais um longo processo tentativa e exclusão que Douglas Rain foi escolhido e viajou até Nova Iorque no final de 1967, onde, a poucos meses da rodagem, passou um dia e meio, cerca de nove horas e meia ao todo, a ser HAL.

As sessões foram peculiares: frases icónicas como "I am sorry, Dave, I am afraid I cannot do that" foram ditas com os pés descalços em cima de uma almofada para manter o tom sereno que queria o obsessivo Stanley Kubrick.

O impacto do seu trabalho foi tão grande que Woody Allen convenceu o ator a ser a voz de outro computador perverso na comédia "O Herói do Ano 2000" (1973).

O realizador Peter Hyams também lhe pediu para voltar a ser HAL na sequela "2010: O Ano do Contacto" (1984), trabalho onde foram outra vez apenas necessários dois dias de gravações.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.