Os Óscares da Academia somam já 83 cerimónias com momentos inesquecíveis para recordar. Os discursos emocionados, os momentos mais divertidos e os episódios mais memoráveis estão reunidos neste vídeo.
Produzido pela Stopline Filmes de Leonel Vieira e adaptado do célebre romance de Chico Buarque, «Budapeste» é protagonizado por Leonardo Medeiros, que recorda a sua experiência neste projecto, muito elogiado na antestreia em Lisboa.
Já podia ter vencido um Óscar para Melhor Actriz Secundária mas deixou-o escapar. Este ano, é uma das favoritas ao prémio de Melhor Actriz pelo seu papel de bailarina obcecada em «Cisne Negro».
O elenco de «Cosmopolis», o mais recente projecto de David Cronenberg, protagonizado por Robert Pattinson e co-produzido por Paulo Branco através da Alfama Films, juntou agora ao elenco Paul Giamatti, Juliette Binoche e Mathieu Amalric.
Tem 20 anos mas chegou à lista de nomeadas para o Óscar de Melhor Actriz. Em «Despojos de Inverno», Jennifer Lawrence interpreta uma jovem com a família às costas, obrigada a viajar por território montanhoso para encontrar o pai fora-da-lei.
Um ano depois de conquistar a estatueta dourada por «Crazy Heart», Jeff Bridges regressa à corrida aos Óscares com «Indomável», um «western» dos irmãos Coen. O SAPO esteve em Paris à conversa com o actor.
O documentário «José e Pilar» está nomeado para dois galardões: para melhor filme na categoria de cinema dos prémios entregues pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e para melhor documentário nos prémios da Academia Brasileira de Cinema.
Jeff Bridges, Josh Brolin, Matt Damon e Hailee Steinfeld lideram o elenco do novo filme de Joel e Ethan Coen que esta semana chega a Portugal. «Indomável» é o destaque da semana no «e-Cinema».
A homenagem ao actor Alec Baldwin aconteceu em frente ao restaurante Beso, de Eva Longoria, em Hollywood Boulevard, a apenas sete quarteirões de distância da estrela da sua ex-esposa, Kim Basinger.
Carter Burwell volta a trabalhar com os irmãos Coen no western «Indomável», e apresenta os fundamentos da sua partitura nesta «featurette» sobre o filme.
Jesse Eisenberg teve a difícil tarefa dar corpo ao criador do Facebook, e isso valeu-lhe nomeações em quase todos os prémios da temporada, Óscar incluído. E até teve um encontro em directo com o homem real que levou até ao cinema.
Na 31ª edição do Fantasporto não vai haver convidados internacionais de renome. A culpa é da falta de dinheiro mas nem por isso a organização considera que o Festival Internacional de Cinema do Porto está menos apelativo.
Todos os anos, na noite dos Óscares, são recordados os nomes a que o cinema disse adeus. Fizemos o mesmo e recordámos os actores, produtores, realizadores e argumentistas que se despediram no último ano.
A banda sonora de «Amália, o Filme», composta por Nuno Maló, é uma das nomeadas para os prémios da Associação Internacional de Críticos de Música de Cinema, na categoria de Melhor Banda Sonora Original num Filme Dramático.
É a actriz mais experiente entre todas as nomeadas este ano, e aquela que conta com mais nomeações ao Óscar. Aos 58 anos, Annette Bening bate-se pela estatueta pela quarta vez, desta feita com «Os Miúdos Estão Bem».
Jess Gonchor e Nancy Haigh são responsáveis por uma das dez nomeações aos Óscares conquistada por «Indomável», o novo filme dos irmãos Coen: direcção artística.
O filme foi o grande vencedor dos prémios de cinema britânicos BAFTA, considerados uma antecâmara dos Óscares norte-americanos, cuja cerimónia de entrega se realiza a 27 de fevereiro.
Uma das mais regulares colaboradoras dos irmãos Coen, Mary Zophres, assina o guarda-roupa de «Indomável», que lhe valeu a primeira nomeação ao Óscar e que apresenta nesta «featurette» sobre o filme.
«X-Men: First Class» é o filme que retrata as origens da equipa de mutantes, com o primeiro encontro entre o Professor X e Magneto, interpretados por James McAvoy e Michael Fassbender. O primeiro trailer acaba de chegar à internet.
Após cerca de um ano com as portas fechadas, a livraria da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, reabre ao público, numa parceria com a Babel. Para assinalar o evento, será lançado um livro sobre João Bénard da Costa.
É o filme com mais nomeações aos Óscares e tem apaixonado o público de todo o mundo, que não tem parado de elogiar a prestação de Colin Firth como Rei George VI. O SAPO foi à antestreia em Lisboa recolher as primeiras opiniões dos portugueses.
É um dos anfitriões da noite dos Óscares mas também um dos potenciais vencedores da cerimónia, já que «127 Horas» lhe valeu a primeira nomeação à estatueta de Melhor Actor da sua carreira.
É a terceira vez que Javier Bardem é nomeado ao Óscar, que venceu há três anos na categoria de Actor Secundário por «Este País Não é Para Velhos». A nomeação surgiu três depois do nascimento do seu primeiro filho, com Penélope Cruz.
Em Sydney, só na última semana, pelo menos três pessoas deram entrada num hospital depois de se terem sentido mal ao ver o filme de Danny Boyle, «127 Horas». A causa? A cena explícita em o protagonista corta o seu próprio braço para sobreviver.