Ao contrário da cerimónia dos Óscares, ninguém poderá acusar de falta de diversidade racial os prémios do Screen Actors Guild (o Sindicato dos Atores, que representa cerca de 160 mil intérpretes a trabalhar no cinema e televisão nos EUA), pelo menos no contexto afro-americano: Idris Elba ganhou duas vezes, como Melhor Ator Secundário por "Beasts of no Nation" e Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme por "Luther", Viola Davis triunfou como Melhor Atriz em Série Dramática por "Como Defender um Assassino", Queen Latifah foi premiada como Melhor Atriz por Minissérie ou Telefilme por "Bessie" e Uzo Aduba foi galardoada como Melhor Atriz por Série de Comédia por "Orange is the New Black".

A maioria destas vitórias deu-se na área da televisão, excepto a de Idris Elba no filme produzido pela Netflix que falhou a nomeação ao Óscar de Ator Secundário. Os outros três vencedores individuais na categoria de cinema confirmam o favoritismo das últimas entregas de prémios e a estatueta dourada dificilmente lhes poderá fugir: Leonardo DiCaprio foi aplaudido de pé pelo troféu de Melhor Ator por "The Revenant - O Renascido", Brie Larson ganhou como Melhor Atriz por "Quarto" e Alicia Vikander como Melhor Atriz Secundária por "A Rapariga Dinamarquesa".

Em aberto continua a corrida para o Óscar de Melhor Filme, com "O Caso Spotlight" a recuperar o favoritismo que lhe fugira nas semanas anteriores ao passar à frente de "A Queda de Wall Street" e ganhar o prémio para Melhor Elenco. Ao receber o troféu (pelo segundo ano consecutivo, após a vitória por "Birdman"), Michael Keaton dedicou-o a todos aqueles que são oprimidos pelos mais poderosos. "Mad Max: Estrada da Fúria" arrebatou o troféu para Melhor Elenco de Duplos.

Na área da televisão, Kevin Spacey ganhou pelo segundo ano consecutivo o prémio de Melhor Ator em Série Dramática por "House of Cards", batendo assim Jon Hamm que nem na última temporada de "Mad Men" conseguiu chegar ao troféu (as duas vezes que ganhou foi integrado no elenco). Jeffrey Tambor ganhou como Melhor Ator em Série de Comédia por "Transparent" mas o elenco acabou por perder o troféu para a temporada final de "Downton Abbey".

O prémio para Melhor Elenco em Série de Comédia foi para "Orange is the New Black" e o de Melhor Elenco de Duplos foi para "A Guerra dos Tronos".

O tema da diversidade racial esteve em cima da mesa em alguns discursos, nomeadamente o de Elba que proclamou "Ladies and gentlemen, welcome to diverse TV". Viola Davis, em declarações à imprensa depois do prémio, alertou que os EUA se tornaram "uma sociedade de temas da moda. A diversidade não é um tema da moda".

A atriz acrescentou que consegue "interpretar qualquer personagem de Chekhov e Shakespeare e Miller”, sublinhando que “todos os atores de cor que eu conheço não se colocam quaisquer limitações por isso. Apesar do que se passa com a Academia, apesar do que se passa com Hollywood, eles vão encontrar maneira de ser excelentes. Sempre o fizemos e sempre o faremos."

VEJA AS MELHORES IMAGENS DA PASSADEIRA VERMELHA NA GALERIA DE FOTOS