Após o sucesso de
«Transformers», a febre da adaptação de jogos e brinquedos ao grande ecrã parece não querer parar de subir. Em andamento já estão os projectos de longas-metragens baseadas no Monopólio, na Batalha Naval, nos carrinhos Hot Weels, no boneco Major Matt Mason e na série de «action-figures» Masters of the Universe. Agora, a Mattel acaba de confirmar que a boneca
Barbie, que fez este ano cinquenta Primaveras, irá estrear-se no grande ecrã num filme de longa-metragem em imagem real.

O elenco ainda não foi confirmado, mas sabe-se que o produtor será Laurence Mark (
«Julie e Julia»). Barbie tinha já surgido no cinema num curto papel de
«Toy Story 2: Em Busca de Woody», mas foi a estrela de vários filmes animados por computador criados para o mercado de DVD.

Segundo
Richard Dickson, responsável pela Mattel, a empresa que comercializa Barbie, até à data «a marca não estava preparada para um filme. Nos últimos 10 anos, a Barbie evoluiu de um boneco para uma propriedade intelectual. Já tivemos imenso sucesso na indústria do entretenimento. A Barbie tem um currículo de sucessso comprovado no mercado de «home vídeo», houve espectáculos ao vivo, sinfonias ao vivo e outras formas de entretenimento não tradicionais. Há uma loja importante da marca em Xangai. Há muitas maneiras através das quais estamos a comunicar com o público da Barbie e há uma grande riqueza na marca enquanto propriedade de entretenimento».

Marc Shmuger, responsável pela Universal, que produz o filme, sublinhou que «a Barbie é a boneca mais famosa da História, um ícone cultural único no mundo das marcas. Há muitas representações da Barbie na cultura pop, mas ela nunca foi trazida à vida num filme».

A Barbie foi criada pela norte-americana
Ruth Hendel para a Mattel em 1959 e tornou-se rapidamente a boneca mais célebre do planeta. A boneca representou das mais diversas tendências da moda do último meio século, com praticamente todos os estilistas de renome a criarem fatos para ela durante esse período.