Passaram 14 anos desde "A Maldição do Pérola Negra" e seis desde "Por Estranhas Marés" e a conclusão que se pode tirar do mais recente "Piratas das Caraíbas" é que já não despertar o mesmo entusiasmo junto dos espectadores.
Pelo menos dos americanos: "Homens Mortos Não Contam Histórias" conseguiu 62,2 milhões de dólares este fim de semana e estima-se que chegue aos 77 com o feriado do "Memorial Day". O valor não chega aos 80 projetados pela Disney e a maioria dos analistas.
Apesar de ser suficiente para liderar o top das bilheteiras, os números contam ainda outra história: os americanos estão a dar sinais de fadiga. É o valor mais baixo desde o primeiro filme, que conseguiu 46 milhões no verão de 2003: "O Cofre do Homem Morto" chegou aos 135,6 em 2006 e "Nos Confins do Mundo" 114,7 um ano mais tarde, enquanto "Por Estranhas Marés" já ficou pelos 90 em 2011.
Apesar das receitas caírem a pique nos EUA e das críticas cada vez piores, a saga continua a ser um grande caso de sucesso a nível internacional e é por essa razão que a Disney investe em sequelas: "Homens Mortos Não Contam Histórias" pode contar com mais 208,4 milhões da estreia noutros mercados.
A grande concorrência ao filme com Johhny Depp e Javier Bardem vinha da estreia da comédia para adultos "Baywatch: Marés Vivas", que apostava na nostalgia pela série de culto dos anos 90 com David Hasselhoff e Pamela Anderson, mas o resultado foi um grande fracasso: só conseguiu o terceiro lugar, ficando pelos 18,1 milhões nas bilheteiras e mais 4 com o "Memorial Day".
As previsões apontavam para os 40 milhões e a diferença está a ser atribuída às más críticas e principalmente a ausência de um ícone feminino, uma nova "Pamela Anderson". Ao contrário da série, aqui o investimento gigantesco, através da promoção nas redes sociais, foi com fotografias e vídeos a mostrar a boa forma física de Dwayne Johnson e Zac Efron durante quase um ano.
Para Dwayne Johnson, "Baywatch", que custou entre 60 e 69 milhões, é uma mancha no currículo, provando que nem tudo em que toca se transforma em dinheiro. A estreia em Portugal será apenas a 20 de julho.
Em segundo lugar acabou por ficar "Guardiões da Galáxia Vol. 2", que é o único grande sucesso do verão até agora: a entrar na quarta semana de exibição, ainda chega aos 24,2 milhões e acumula quase 340 milhões nos EUA, além de mais 450 no resto do mundo. A Marvel soma e segue.
Comentários