Em 2008, "O Cavaleiro das Trevas" ajudou a mudar a forma como eram vistos os filmes de super-heróis: foi nomeado para oito Óscares e ganhou dois, para o ator secundário Heath Ledger e montagem do som, mas nem sequer esteve na corrida para Melhor Filme e Realização (para Christopher Nolan).

A omissão foi polémica e é apontada geralmente como uma das razões para os nomeados na categoria principal terem aumentado de cinco para até dez.

Só os filmes de super-heróis continuam a entrar apenas na corrida para as estatuetas nas categorias técnicas. "Logan" foi uma exceção na última cerimónia, pois conseguiu ser nomeado pelo Argumento Adaptado.

Agora, Kevin Feige, presidente da Marvel, tem esperanças que os Óscares reconheçam pela primeira vez os filmes de super-heróis com "Black Panther".

"Acho que muitos artistas incríveis ajudaram a fazer esse filme e seria maravilhoso se fossem reconhecidos", explicou numa entrevista à Vox.

"Veremos. Este género normalmente não é [reconhecido]", acrescentou, referindo-se à tradição de desprezo da Academia.

"E acho que seria algo maravilhoso para 'Black Panther' e a nossa designer de produção Hannah [Beachler] e a nossa criadora do guarda-roupa Ruth [Carter] e para o Ryan [Coogler], que co-escreveu o argumento com Joe Robert Cole, e evidentemente realizou o filme. E Michael B. Jordan e Chadwick [Boseman] e Lupita [Nyong’o] e Letitia [Wright].", completou

Kevin Feige não é o único a pensar assim: numa festa dada pela Academia após a última cerimónia, o próprio Christopher Nolan previu ao Deadline que "Black Panther" vai ser nomeado para o Óscar de Melhor Filme em 2019.

Os analistas também convergem na opinião de que  é um dos poucos grandes títulos que estrearam no primeiro semestre que mantém fortes possibilidades de ser candidato.

Por agora, surge pelo menos como um forte candidato pelo guarda-roupa, baseado na verdadeira herança africana: o trabalho de Ruth Carter foi considerado tão bom que o Smithsonian comprou vários itens para ficarem em exposição no Museu Nacional de Arte e Cultura Afroamericana em Washington.