O mítico chapéu de Indiana Jones foi vendido por quase 400.000 libras (cerca de 449 mil euros) num grande leilão de objetos de cinema, esta quinta-feira (20), em Londres, onde o casaco de Han Solo não conseguiu ser arrematado.

Mais de 600 objetos e peças de roupa de obras de cinema e televisão, entre os quais se destaca-se o "hoverboard", o skate voador usado por Marty McFly em "Regresso ao Futuro II" (1989), foram leiloados num evento organizado pelo grupo Prop Store nos espaços do British Film Institute (BFI).

Entre os objetos mais aguardados estava o chapéu de feltro de Indiana Jones que o ator Harrison Ford usou no primeiro filme da série, "Os Salteadores da Arca Perdida" (1981).

A peça, assinada por Ford na parte de dentro, foi arrematada por 393.600 libras (441,7 mil euros), informou uma porta-voz do Prop Store à AFP .

O chicote usado em "Indiana Jones e o Templo Perdido" (1984), por sua vez, foi vendido por 45.000 libras (50 mil euros), segundo o site do leilão.

A peça central do evento era o casaco usado por Han Solo, também interpretado por Harrison Ford, no Episódio V de "Star Wars", "O Império Contra-Ataca" (1980).

Os organizadores esperavam que este objeto fosse arrematado por valores entre meio milhão e um milhão de libras, convertendo-se no lote mais caro da venda. No entanto, a peça não foi vendida porque não alcançou sequer o valor mínimo marcado.

"Não alcançou o preço mínimo de venda, mas já tivemos vários compradores interessados após o fim do leilão", que podia ser acompanhado no local ou pela Internet, assinalou uma porta-voz do Prop Store.

"O preço mínimo do casaco de Han Solo foi fixado com base noutras vendas comparáveis de recordações de Star Wars, a raridade do objeto, a popularidade do filme e como a peça foi usada na filmagem", detalhou.

Tratava-se de uma peça de roupa relativamente simples, explicou anteriormente Brandon Alinger, diretor do Prop Store, lembrando que o criador da saga, o americano George Lucas, queria algo funcional e não trajes apelativos que desviassem a atenção.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.