Um vídeo de promoção da Força Aérea chinesa causou polémica esta segunda-feira (21) após internautas descobrirem que usa excertos de filmes de ação americanos como "Transformers" ou "o Rochedo".

Com 4,8 milhões de visualizações na rede social Weibo, o vídeo apresenta uma operação com o bombardeiro estratégico H6, capaz de transportar bombas convencionais ou nucleares.

O vídeo mostra pilotos chineses a atacar bases militares situadas em ilhas que se parecem com as dos EUA em Diego Garcia (Oceano Índico) e Guam (Oceano Pacífico).

Mas os internautas detetaram outros detalhes surpreendentes no vídeo de mais de dois minutos, divulgado durante o fim de semana, que pode ser visto aqui.

A meio das imagens é possível observar cenas de três filmes de Hollywood: "Transformers 2" (2009), "O Rochedo" (1996, com Nicolas Cage e Sean Connery) e "Estado de Guerra" (Oscar de melhor filme em 2009).

VEJA UM EXCERTO DE COMPARAÇÃO.

"Promovemos um avião militar fabricado na China com excertos de filmes feitos nos EUA”, lamentou um utilizador da Weibo.

"É um vídeo de promoção chinês. Por que não usamos as nossas próprias imagens?", questionou outro.

Curiosamente, o vídeo surge numa altura em que as relações entre China e EUA estão cada vez mais tensas, sobretudo em relação a vários temas: desde a origem da COVID-19 a questões de espionagem, passando por Hong Kong, direitos humanos ou a rivalidade tecnológica.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.