EM CHAMAS

Oito anos depois de encantar com “Poetry”, a história de uma mulher com Alzheimer apaixonada por poesia, Lee Chang Dong regressa com uma história baseada num conto do escritor japonês Haruki Murakami – mais precisamente do livro “O Elefante Evapora-se”.

Neste aclamado filme vencedor do Prémio do Júri no Ferstival de Cannes gira em torno do desaparecimento de um dos vértices de um triângulo amoroso, cruzando o drama com elementos de “thriller” psicológico. Segundo o cineasta, "Em Chamas" (foto) é sobre a raiva das gerações mais novas, que têm consciência de que as suas vidas serão piores do que a de seus pais.

PARALLEL PLANES

Com esta obra apresentada na Secção Música Independente, a cineasta alemã Nicole Wegner resolveu mergulhar no circuito de produção musical independente dos Estados Unidos para produzir um ensaio sobre a diversidade e a forma da sustentar a arte fora dos circuitos padronizados do “mainstream”.

Para dar o seu próprio veredito, bandas que militam há anos num regime de autossustentação, como os Fugazi e os Swans, surgem também para demonstrar como essa produção pode ser uma crítica política e o social ao mundo contemporâneo.

SEDER MASOCHISM

Um dos mais delirantes momentos do festival IndieLisboa está por conta de Nina Paley, que vai buscar ninguém menos que Moisés, Aarão, o Anjo da Morte e Jesus para cantar nesta animação musical que tem por base o Êxodo, do Antigo Testamento.

Há um senão: em vez de austero Deus da cultura judaico-cristã, o mundo é governado por uma Deusa que luta contra as forças do patriarcado! E todas essas figuras aparecem em boa companhia: na ementa da festa estão Beatles, Led Zeppelin e até os Guns’n’Roses!

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.