Steve Sansweet, que administra o Rancho Obi-Wan, um museu sem fins lucrativos no norte de San Francisco, disse que o roubo ocorreu ao longo de vários meses entre 2015 e 2016.

"Mais de 100 itens valiosos foram roubados, a maioria deles 'action figures' vintage americanas e estrangeiras ainda contidas na embalagem, muitas delas peças raras e importantes", disse Sansweet num comunicado.

Sansweet, um ex-repórter do Wall Street Journal que trabalhou durante 15 anos como chefe de relações com fãs na Lucasfilm, antes de se reformar em 2011, identificou o suspeito como Carl Cunningham, um conhecido colecionador de "Star Wars" e construtor de dróides R2D2 (personagem da saga) em Marietta, na Geórgia.

Um porta-voz do escritório do xerife de Sonoma confirmou à AFP que Cunningham foi acusado de roubo no dia 13 de março.

O sargento Spencer Crum disse que Cunningham visitou Sansweet três vezes no ano passado "e teve acesso ao museu de Sansweet enquanto ele voluntariamente limpava o pó das peças e fazia o trabalho de limpeza do museu".

Crum disse que os itens roubados terão um valor aproximado de 153 mil dólares (135 mil euros).

O caso tornou-se público depois de um grande colecionador e proprietário de vários sites sobre "Star Wars" ter descoberto que uma das suas figuras colecionáveis ​​- um protótipo raro de Boba Fett Rocket firing - tinha sido roubado do seu armazém no Texas.

Um comerciante de brinquedos apresentou-se posteriormente para dizer que tinha comprado o item, assim como vários outros colecionáveis ​da "Star Wars" a Cunningham.

Sansweet disse que conhecia Cunningham há muitos anos e que o considerava um amigo confiável. Ele pediu que qualquer pessoa que possa ter comprado um item de "Star Wars" roubado se apresente.

"É o nosso objetivo resolver esta situação o mais rápido possível e continuar a usar a coleção no Rancho Obi-Wan para 'Inspirar através da Força', apesar da destruição causada por uma pessoa", disse.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.