O festival de Curtas de Vila do Conde vai celebrar a 25.ª edição com um livro com 25 convidados, que vão ter “carta branca” para escolher 25 filmes do passado do festival, que agora regressa ao Auditório Municipal.

Em comunicado, a organização do festival, que este ano se realiza de 8 a 16 de julho, anunciou que “uma das iniciativas inseridas nas comemorações do 25.º aniversário é o lançamento de um livro que reúne 25 textos de reflexão, memória e ficção inspirados na experiência dos seus autores no Curtas Vila do Conde”, assinados por “25 personalidades ligadas a áreas como o cinema, a música, o jornalismo e a literatura”.

“Em complemento ao lançamento do livro, os 25 autores da publicação foram convidados a escolher um filme, apresentado numa das edições anteriores do Curtas Vila do Conde, para uma extensa carta branca. Estas escolhas serão distribuídas em várias sessões de cinema que vão exibir obras de cineastas como Manoel de Oliveira, Federico Fellini, Jean-Luc Godard, Maya Deren, Artavazd Pelechian, Chris Marker, Hal Hartley, Miguel Gomes, Matthias Müller, Man Ray, Gus Van Sant e João Pedro Rodrigues, entre outros”, acrescentou o Curtas.

O Curtas vai apresentar a 1 de julho, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, “uma sessão especial com uma seleção dos filmes que integram esta carta branca”.

Adicionalmente, para comemorar os 25 anos de Curtas em Vila do Conde, o festival deste ano está de volta ao Auditório Municipal, que “acolheu as primeiras 18 edições do Curtas Vila do Conde e onde o festival regressa, em 2017, com sessões especiais, concertos, performances e uma exposição fotográfica”.

A organização do evento remete o anúncio da programação para as próximas semanas.