Porto, 12 mai 2020 (Lusa) - A organização do Festival Internacional de Cinema de Avanca, a realizar em julho, anunciou hoje que os filmes da competição vão ser exibidos em sistema ‘drive-in’, em ecrã gigante ao ar livre, em diversos locais do concelho de Estarreja.

No contexto de pandemia, e com base nas orientações e recomendações da Direção-Geral da Saúde e do Governo, o festival, que se realiza nos dias 18, 22 e 26 de julho, exibirá à noite as longas-metragens da competição internacional, bem como as curtas que a organização está a selecionar, através do sistema ‘drive-in’.

Em comunicado, a organização explica que o ‘drive-in’ não irá acontecer num único lugar, pelo que, antecedendo o festival, serão realizadas sessões em diversos espaços de Avanca e do concelho de Estarreja, no distrito de Aveiro.

“Em junho e julho, os carros irão estar virados para o grande ecrã onde serão projetados alguns dos melhores filmes recentemente produzidos em todo o mundo”, sublinha a organização.

O Avanca 2020 anunciou já a atribuição de um prémio de 5.000 euros destinado ao vencedor da categoria Estreia Mundial, numa parceria com o Avanca Film Fund.

Este fundo financeiro destinado ao apoio à produção cinematográfica na região, tal como a organização do festival, é uma parceria entre o Município de Estarreja e o Cine Clube de Avanca.

Na competição oficial deste festival participam filmes de ficção, animação, documentários e obras experimentais, para além de cinema VR (Realidade Virtual).

Entre as diversas competições fílmicas que o evento aglutina em cada ano, sobressai a Competição Avanca, constituída pelos novos filmes produzidos na região.

Este ano, os Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – Avanca 2020 terão igualmente “uma forte componente de proximidade virtual com vários acontecimentos paralelos a acontecer por videoconferência e plataformas informáticas dedicadas”.

Durante o dia, não sendo possível projetar no formato ‘drive-in’, algumas das competições do festival deverão acontecer nas salas habituais, embora com “uma forte redução da sua lotação”, explica a organização do evento.

Assim, o Auditório Paroquial de Avanca verá os seus mil lugares sentados ser reduzidos para pouco mais de 200.

O Avanca – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia tem, desde 1997, a preocupação de juntar a formação prática à competição internacional de filmes, sublinha a organização.

No espaço “oficinas de criação fílmica”, os participantes no festival podem entrar na rodagem de novos filmes enquanto assistem às secções competitivas.

Os filmes rodados no festival têm tido uma divulgação internacional com uma marca recorde de 69 prémios em festivais de 18 países.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.