Filipe Melo regressou à realização com a curta-metragem "Sleepwalk", avançou a Força de produção, produtora que também faz assim a sua estreia no cinema.

A obra resulta da adaptação do conto de BD que desenvolveu com Juan Cavia, sobre um homem que percorre o interior dos EUA em busca de uma tarte de maçã, que deu também origem ao livro "Comer/Beber", editado pela Tinta da China.

"Sleepwalk" encontra-se em pós-produção, tendo estreia prevista para 2018. O músico e autor de BD assina a realização, argumento e a banda sonora original, que conta com a participação de Norberto Lobo, na guitarra. Dillon Bennett ("Black Mirror", "Alien: Convenant", "A Teoria de Tudo") é o responsável pelo desenho de som e Juan Cavia ("O Segredo dos Seus Olhos"), juntamente com Walter Cornás, assinam a direcção de arte.

Filipe Melo causou sensação em 2003 com a a curta-metragem "I’ll See you in my dreams", que seria premiada no Fantasporto e ganhou mais de 12 prémios internacionais, incluindo o do Méliès d´Or.

Em 2008 escreveu e realizou "Um Mundo Catita", a primeira série de ficção produzida pela RTP2, altura em que recordou que, apesar de ser uma paixão de infância, a entrada no cinema aconteceu para passar um bocado a divertir-se e o que "começou por ser um projecto de férias" acabou numa aventura um tanto ou quanto séria. Acrescentava que, entre o cinema e a música, a segunda dava "menos chatices", explicando que "na música tudo o que eu preciso é de um piano, enquanto no cinema dependo sempre de outros".

Nas redes sociais, onde notou também o tempo que já passou, o realizador partilhou ainda o cartaz de "Sleepwalk".