Os filmes "Flores", de Jorge Jácome, e "Treblinka", de Sérgio Tréfaut, foram distinguidos esta semana em festivais de cinema na Croácia e Itália, respetivamente, revelou a agência Portugal Film.

A curta-metragem "Flores", na qual Jorge Jácome imagina o arquipélago dos Açores destruído por uma praga de hortênsias, recebeu o Grande Prémio do Festival de Cinema e Vídeo Experimental de Zagreb, que terminou no domingo, na Croácia.

O filme, premiado em maio no IndieLisboa, já passou por vários festivais, nomeadamente de Toronto (Canadá) e San Sebastian (Espanha).

"Treblinka", de Sérgio Tréfaut, venceu o prémio Perso do Perugia Social Film Festival, que terminou também no domingo, em Itália.

Sérgio Tréfaut conquistou no ano passado o prémio de melhor longa-metragem portuguesa do IndieLisboa com este filme que se debruça sobre a banalização da imagem do horror, associada ao Holocausto.

Rodado dentro de vários comboios, entre a Rússia, a Ucrânia e a Polónia, o filme lembra que foi por aquele meio que os judeus foram levados para os campos de concentração e de extermínio, durante a II Guerra Mundial.

O filme é composto por testemunhos de sobreviventes do Holocausto, sobretudo do judeu polaco Chil Rajchman e do livro de memórias "Je suis le dernier juif".