"IT: Capítulo 2" chegou aos cinemas e foi o filme mais visto, com números que as bilheteiras não viam desde a estreia de "O Rei Leão" em julho.

O filme de terror arrecadou 91 milhões de dólares na estreia nos EUA, deixando a concorrência a mais de 85 milhões de distância. É a segunda melhor estreia para um filme de terror.

O valor corresponde às expectativas do estúdio, que nunca antecipou repetir o impacto do primeiro filme, que surpreendeu exatamente no mesmo fim de semana há dois anos ao conseguir 123,4 milhões, que permanece o recorde no género (sem contar com a inflação, onde "O Exorcista", de 1973, continua a ser o maior sucesso de bilheteira).

As críticas menos positivas e os 169 minutos da sequela, mais 35 do que o original, são algumas razões apontadas pelos analistas para a diferença.

A nível internacional, "IT: Capítulo 2" juntou mais 94 milhões da estreia em 75 mercados, a maioria dos quais com números ao nível dos de 2017.

Portugal é um dos exemplos em que a sequela pouco cresceu: 68.900 espectadores, apenas mais 206 do que há dois anos.

VEJA O TRAILER "IT: CAPÍTULO 2".

"Variações" desceu para segundo lugar no ranking nacional, mas ainda com uns impressionantes 23.610 espectadores ao terceiro fim de semana.

O "biopic" sobre o artista António Variações já passou os 178 mil espectadores e está em 12º filmes portugueses mais vistos desde 2004, quando os números passaram a ser divulgados publicamente pelo Instituto de Cinema e Audiovisual.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.