«O Advogado do Terror» é um provocativo e inquietante documentário de
Barbet Schroeder sobre
Jacques Vergès, o altamente controverso advogado francês, veterano de guerra, revolucionário, intelectual, conhecido popularmente como O Advogado do Terror.
O cineasta acompanha o percurso sinuoso deixado por Vergès e a forma como ele compôs o seu caminho único na lei e na política. Schroeder explora e questiona a história de um terrorismo cego, através de uma penetrante investigação deste homem que tanto defendeu terroristas (como Carlos, o Chacal) como tenentes nazi (como Klaus Barbie).
Sobre o evento
A sessão especial vai decorrer no dia 21 de Junho, terça-feira, com início às 21 horas (as bilheteiras do ESPAÇO NIMAS abrem duas horas antes) e os bilhetes custam 3 euros.
Após a apresentação do filme, segue-se o debate com o Bastonário da Ordem dos Advogados,
Dr. Marinho Pinto, o editor do Ípsilon,
Vasco Câmara e o produtor
Paulo Branco.
O documentário de
Barbet Schroeder venceu o Prémio César para Melhor Documentário e marcou presença no Festival de Cannes, na secção
Un Certain Regard.
O advogado que está no centro do filme é uma das personalidades mais controversas e, ao mesmo tempo, fascinantes da sociedade francesa. Jacques Vergès defendeu todo o tipo de figuras, desde o tenente nazi Klaus Barbie, conhecido como «O Carniceiro de Lyon», terroristas como Carlos, o Chacal e Magdalena Kopp ou revolucionários argelinos.
Comentários