"Não vai ser exibido nenhum filme de Manoel de Oliveira, vão ser apresentados alguns excertos de diferentes películas das várias fases do realizador, com uma mesa redonda, numa homenagem ao [cineasta] português", afirmou Ana Paula Ribeiro, coordenadora do Ensino de Português e representante do Instituto Camões no Canadá.

A homenagem a Manoel de Oliveira está agendada para hoje, na Universidade de Toronto, pelas 19:00 locais (24:00, em Portugal continental), num painel moderado pelo docente Hudson Moura.

A Mostra de Cinema Português, que decorre desde o passado dia 02 fevereiro, é organizada pelas universidades de Toronto (departamento de Português) e de York (departamento de Estudos Portugueses e Luso-brasileiros), com o Instituto Camões, realiza-se nas instituições de ensino superior, e conta com filmes como a versão de "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, e "Sangue do meu sangue", de João Canijo.

O objetivo principal da iniciativa é promover o cinema, não só junto dos alunos das universidades, mas torná-lo mais acessível para a comunidade canadiana em geral, visto que os filmes estão legendados em inglês.

A Universidade de Toronto, localizada na baixa da cidade, tem sido o palco principal da mostra, com a exibição dos filmes "Ronaldo", "O Grande Kilapy" e "O Pátio das Cantigas".

Na Universidade de York, no norte de Toronto, será exibida a película "Sangue do Meu Sangue", de João Canijo, no último dia da mostra.

Esta instituição vai acolher também, de 09 a 25 de março, a exposição "O Cinema Português".

Depois da Mostra de Cinema Português de Toronto, vai decorrer outro Ciclo de Cinema Português, em Montreal, no leste do Canadá, de março a julho, na Missão de Santa Cruz.

Aí serão exibidos os filmes "O pátio das cantigas", "Os gatos não têm vertigens", "A gaiola dourada" e "O cônsul de bordéus".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.