Dennis Quaid e Britt Robertson lideram o vasto elenco de "A Dog's Purpose", "Juntos Para Sempre", que devia ser um filme inspirador sobre um cão à procura do sentido da sua existência ao longo de várias vidas e donos.

No entanto, agora está no centro de uma tempestade mediática e pedido de boicote após o site TMZ divulgar um vídeo de bastidores a mostrar o que parecem maus-tratos a um cão durante a rodagem.

Filmado às escondidas em novembro de 2015, as imagens mostram um treinador a tentar empurrar à força um pastor alemão chamado Hércules para um tanque com águas agitadas.

A certa altura, o cão parece estar com dificuldades em manter-se a flutuar e começa a afogar-se até que alguém da equipa de segunda unidade de filmagens diz "Corta" e ele é recolhido.

A PETA, organização não governamental que se dedica à defesa dos direitos dos animais, reagiu em comunicado apelando ao boicote de "Juntos Para Sempre", com estreia marcada para 27 de janeiro nos EUA (6 de abril no nosso país), "para mandar uma mensagem de que os cães e outros animais devem ser tratados com humanidade, não como adereços de cinema".

O realizador Lasse Hallstrom desmentiu no Twitter a informação de que estava presente no local e considerou o vídeo "perturbador".

"Todos nos empenhámos em criar um ambiente afetuoso e seguro para todos os animais no filme. Prometeram-me que está a decorrer uma investigação rigorosa e que qualquer transgressão será reportada e punida", acrescentou.

Josh Gad, que dá voz ao cão no filme, também publicou uma extensa reação ao sucedido.

"Há alguns meses, fui abordado para emprestar a minha voz ao filme 'Juntos Para Sempre'. Sentado numa sala escura de visionamento, fiquei muito tocado e comovido pelo que vi... um filme que capta a beleza e dor de amar um animação de estimação. Assinei contrato para um filme que realmente se destaca como uma das mais belas cartas de amor aos animais que alguma vez assisti. Hoje, porém, vi um vídeo perturbador que parece mostrar um pastor alemão assustado a ser forçado a fazer uma cena na rodagem deste filme. Embora desconheça todos os detalhes e não possa falar do nível de cuidado e precaução para este momento (uma vez que nunca estive na rodagem para este filme), fico abalado e triste por ver qualquer animal ser colocado numa situação contra a sua vontade. Enquanto orgulhoso dono de um cão abandonado e um fervoroso apoiante de organizações como a PETA, entrei em contacto com a produção e o estúdio do filme para pedir uma explicação para estas imagens perturbadoras.

A Amblin, estúdio por detrás da produção, disse em comunicado estar ainda a analisar as circunstâncias do que aconteceu, mas manifestou confiança de "que todas as precauções e preocupação foram mostradas pelo pastor alemão Hércules, bem como por todos os outros  cães usados durante a produção do filme. Houve vários dias de ensaio das cenas de água para garantir que Hércules estava confortável com todas as sequências. No dia de rodagem, Hércules não queria fazer a cena retratada na gravação, pelo que a equipa de produção da Amblin não prosseguiu com a rodagem. Hércules está feliz e saudável."

Trailer.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.