Marni Nixon, uma cantora soprano que ficou famosa ao 'emprestar' a sua voz a estrelas em vários musicais famosos, morreu no domingo aos 86 anos.

Complicações resultantes de cancro da mama foram os motivos adiantados por um amigo ao New York Times.

Nixon cantou com a Orquestra Sinfónica de Los Angeles e entrou em alguns filmes (foi a jovem irmã Sofia em 'Música no Coração" e a voz da avó de Mulan na animação da Disney de 1998), mas foi por ter emprestado a sua voz a estrelas que ganhou reconhecimento.

Nascida em 1930, foi no final dos anos 40, quando trabalhava como mensageira no estúdio MGM, que o seu talento foi descoberto, começando a dobrar a atriz Margaret O’Brien nas canções, recriando a sua voz por exemplo em "The Secret Garden" (1949), e as notas altas da canção 'Diamonds Ara a Girl´s Best Friend' interpretada por Marilyn Monroe em "Os Homens Preferem as Loiras" (1953).

Ainda que o seu trabalho não fosse normalmente creditado nos filmes, acabou por se tornar bastante conhecido por envolver três dos mais populares musicais da história de Hollywood: "O Rei e Eu" (1956), onde é a sua voz que se ouve quando 'canta' Deborah Kerr; "West Side Story" (1961), dobrando, sem o seu conhecimento, Natalie Wood; e "My Fair Lady", trabalhando com Audrey Hepburn.

Os dois últimos ganharam o Óscar de Melhor Filme e "My Fair Lady " recebeu 12 nomeações, mas Hepburn ficou de fora e muitos pensaram na época que isso aconteceu não só pela decisão polémica do estúdio a ter escolhido em detrimento de Julie Andrews, que fizera Eliza Doolittle na Broadway, mas também por chegar ao conhecimento público após a estreia graças a um artigo da revista Time que Nixon a dobrara em todas as canções.

Essa faceta da sua carreira, dizia, 'fazia parte da função de uma cantora a trabalhar em Hollywood'.  Hepburn, elogiou, compreendeu que 'tinha de aceitar que a sua voz a cantar não era bem o que devia ser, mas o ego de [Natalie] Wood não'.

Marni Nixon, que um dia disse que "emprestei a minha voz a tantos que senti que já não me pertencia", deu ainda recitais e aulas, trabalhou nos palcos e gravou álbuns.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.