Ricky Jay, um famoso ilusionista norte-americano que também foi ator e consultor em vários filmes e séries, morreu no sábado de causas naturais. Tinha 72 anos.

Para além da sua profissão como ilusionista, que se estendeu pelos livros que escreveu sobre magia, Ricky Jay trabalhou com frequência no cinema, principalmente com o realizador e dramaturgo David Mamet.

A colaboração começou com o famoso "Jogo Fatal" (1987) e passou por "As Coisas Mudam" (1988), "Brigada de Homicídios" (1991), "O Prisioneiro Espanhol" (1997), "State & Main" (2000), "O Golpe" (2001) e "Redbelt - Código de Honra" (2008).

Mais do que o seu nome, o seu rosto tornou-o facilmente reconhecível pelo grande público.

Foi um terrorista informático ao serviço do principal vilão em "007 - O Amanhã Nunca Morre" (1997) e também foram importantes dois filmes com Paul Thomas Anderson, "Boogie Nights - Jogos de Prazer" (1997), onde fazia de operador de câmara na rodagem de filmes pornográficos, e "Magnolia" (1999), em que, além de uma personagem, também serviu de narrador.

Da esquerda para a direita, os atores de "Boogie Nights": Jack Wallace, Ricky Jay, Nicole Ari Parker, Burt Reynolds, William H. Macy , Mark Wahlberg, Julianne Moore, John C. Reilly e Phillip Seymour Hoffman.

Em "O Terceiro Passo" (2006), de Christopher Nolan, um dos grandes filmes sobre a arte da magia, tanto foi ator como consultor.

Neste segundo plano, outros filmes que recorreram aos seus conselhos técnicos foram por exemplo "Um Homem Fora de Série" (1984), "Forrest Gump" (1994) e "Ocean's Thirteen" (2007).

Em televisão, o destaque foi o papel de jogador de cartas Eddie Sawyer na primeira temporada da série de culto "Deadwood" (2004), onde também escreveu um dos episódios.

Existe um documentário sobre a sua vida de 2012 intitulado "Deceptive Practice: The Mysteries and Mentors of Ricky Jay".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.