"Não são os anos, querida, é a quilometragem", dizia o arqueólogo Indiana Jones premonitoriamente no primeiro filme e a saga vai mesmo levar isso à letra.

De 19 de julho de 2019 para 10 de julho de 2020 e agora 9 de julho de 2021: esta é a "nova" data do quinto "Indiana Jones.

A informação foi avançada pelo The Hollywood Reporter, o que significa que acontecerá quatro dias antes do intérprete de sempre do "dr. Jones", Harrison Ford festejar os 79 anos.

A confirmar-se a nova data, esta também quase acerta em cheio nos 40 anos da saga: "Os Salteadores da Arca Perdida" estreou nos EUA a 12 de junho de 1981.

O último adiamento da data de estreia foi também o mais "dramático": as agendas de Ford e do realizador Steven Spielberg estavam livres para o início da rodagem em abril de 2019 na Grã-Bretanha, segundo deram conta fontes próximas do projeto à Variety, o que obrigou a avisar os potenciais membros da equipa técnica que iam estar envolvidos no projeto.

A segurança era tal que o Spielberg a tinha indicado na cerimónia de prémios da revista britânica Empire em março.

Parte do problema parece ser que ainda não se chegou a uma versão final do argumento. O Collider adiantou no fim do mês passado que foi pedido um novo rascunho a Jonathan Kasdan, filho de Lawrence Kasdan, que escreveu "Os Salteadores da Arca Perdida" (1981).

Sempre com Harrison Ford, a saga inclui as sequelas "Indiana Jones e o Templo Perdido" (1984), "Indiana Jones e a Grande Cruzada" (1989) e "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (2008).

Em entrevista ao jornal britânico The Sun, em Maio, Spielberg disse que tem a certeza que o quinto filme será o último com Harrison Ford, mas que tem a certeza que a saga irá certamente continuar depois disso.

A Disney ficou com os direitos da personagem quando comprou a Lucasfilm em 2012 e pretende rentabilizá-la tal como fez com a saga "Star Wars".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.