Filmes do neorrealismo italiano, como "Roma, Cidade Aberta", "Alemanha, ano zero" e "Os Inúteis", vão ser exibidos, esta semana, no Festival de Cinema de Portel, no Alentejo, que decorre até sábado, divulgou hoje a câmara municipal.
Promovido pelo município alentejano, o Festival de Cinema "O Castelo em Imagens", que vai já na sua 15.ª edição, decorre, desde hoje, no Auditório Municipal de Portel, distrito de Évora, com sessões às 10:00, 15:00 e 21:00.
Este ano, segundo os promotores, estão em destaque no certame algumas das obras cinematográficas que compõem o neorrealismo italiano, assim como os filmes de animação da saga "A Volta ao Mundo de Willy Fog".
"Roma, Cidade Aberta", "Libertação" e "Alemanha, Ano Zero", de Roberto Rossellini, "Ladrões de Bicicletas", "Milagre de Milão" e "Humberto D", de Vittorio De Sica, "Belíssima", de Luchino Visconti, "Os Inúteis", "A Estrada" e "As Noites de Cabíria", de Frederico Fellini, são os filmes que vão ser exibidos.
Do programa consta ainda uma palestra sobre "O que é o neorrealismo", proferida por Lauro António, realizador e diretor do festival, que se realiza, na sexta-feira, a partir das 17:00, e um debate sobre o castelo, marcado para sábado, às 15:00.
A sessão de encerramento, agendada para sábado, às 21:00, inclui a atribuição dos prémios do XIV Concurso Nacional Escolar "O Castelo em Imagens" e a apresentação do espetáculo "Trovas & Canções - Atores, Poetas e Cantores", com Ruy de Carvalho.
Em paralelo ao festival, decorre o Concurso Nacional Escolar "O Castelo em Imagens", que abrange as categorias de banda desenhada, pintura, desenho, fotografia e vídeo e que vai premiar o autor da melhor obra com mil euros.
Comentários