O Goethe-Institut e a EGEAC, juntamente com as embaixadas da Áustria, Luxemburgo e Suíça, e o ABC Cineclube de Lisboa, apresentam a partir de hoje e até 4 de Janeiro a
KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã. Com uma programação centrada no Cinema São Jorge, em Lisboa, a edição deste ano volta a contar com filmografias oriundas da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça.

A integração cultural é o tema central da mostra deste ano e a maioria dos filmes apresentados abordam esta questão sob diferentes perspectivas. Propõe-se uma reflexão sobre esta matéria, não só com o visionamento dos filmes que integram a programação, mas também com debates entre público, convidados e protagonistas.

«Die Fremde», da realizadora Feo Aladag, galardoado com o prémio Deutscher Filmpreis (um dos mais prestigiados prémios cinematográficos alemães), e proposta alemã para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, é um dos filmes mais aguardados da mostra. Outro dos filmes a criar imensa expectativa, e que encerra a Kino no cinema São Jorge, é
«Shahada», filme do jovem cineasta alemão, de origem afegã, Burhan Qurbani. O realizador estará presente na sessão.

A programação no São Jorge reparte-se em duas sessões diárias, sempre com um filme de ficção e um documentário, e duas sessões adicionais durante o fim-de-semana com filmes para todo a família. A mostra volta a apresentar o ciclo Cinema Jovem no Goethe-Institut e inclui, pela primeira vez, uma selecção de filmes para alunos do ensino secundário - Mostra para Escolas, também no Cinema São Jorge.

No âmbito da Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã realizar-se-á o workshop Pitch Your Project na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), orientado pela produtora alemã Susanne Petz que nos dias 9 e 10 de Fevereiro irá apresentar aos alunos da ESTC as melhores formas de promover as suas produções no mercado internacional.

A Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é já uma referência no panorama cinematográfico português. O número de espectadores cresce ano após ano (no ano transacto passaram pela mostra mais de duas mil pessoas) e o público é cada vez mais diversificado. A aposta na apresentação de filmes que habitualmente não entram no circuito comercial português, e a selecção de produções que fizeram carreira nos festivais mais importantes da Alemanha, como o Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) ou o Festival de Cinema Documental de Leipzig (DOKLeipzig) têm contribuído decisivamente para o sucesso da Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã.

Veja a programação completa no
site oficial.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.