Afinal, a Princesa Leia, agora General Leia, vai estar em todos os filmes da nova trilogia "Star Wars".

A Disney anunciou esta sexta-feira em comunicado no "site" oficial starwars.com que Carrie Fisher vai aparecer no "Episódio IX", contrariando a ideia de que "Os Últimos Jedi" (2017) tinha sido a sua despedida.

Não haverá, pelo menos formalmente, efeitos especiais envolvidos: a solução vai ser usar imagens inéditas gravadas com a atriz falecida a 27 de dezembro de 2016.

"Amávamos desesperadamente Carrie Fisher. Frustrava-nos não encontrar uma conclusão verdadeiramente satisfatória para a saga Skywalker sem ela. Nunca iríamos escolher uma nova actriz ou usar uma personagem criada com efeitos especiais", explicou o realizador do próximo filme, J.J. Abrams.

A solução também é explicada: "Com o apoio e a benção da sua filha, Billie [Lourd], encontrámos uma forma de honrar o legado da Carrie e o papel como Leia no 'Episódio IX'  recorrendo a imagens inéditas que filmámos juntos no 'Episódio VII' ['O Despertar da Força', de 2015]."

Colocando fim a especulações, o comunicado da Disney também confirma o regresso de Mark Hamill como Luke Skywalker, Anthony Daniels como C-3PO  e Billy Dee Williams como Lando Calrissian, visto pela última vez em "O Regresso de Jedi" (1983).

Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Joonas Suotamo e também Billie Lourd também estão de volta.

Novidades no elenco são os britânicos Richard E. Grant ("Drácula de Bram Stoker", "Logan") e  Naomi Ackie (que causou sensação com "Lady Macbeth" em 2016).

Keri Russell, a atriz conhecida pelas séries "Felicity" e "The Americans", também estará no filme, mas o nome não foi incluído no comunicado porque não tinha assinado o contrato quando a Disney quis publicar o comunicado. Segundo o Deadline, essa formalidade foi entretanto cumprida.

A rodagem de "Star Wars: Episódio IX" arranca já a 1 de agosto em Londres e a estreia está marcada para 20 de dezembro de 2019.