Éric, Vincent, Pascal, Matteo e Romain são cinco amigos gay seropositivos que passam uma semana a preparar-se para o seu primeiro salto de paraquedas. Esse primeiro salto serve de metáfora às experiências individuais de cada um destes homens com a sua condição de seropositivos.

A camaradagem inspirada pela rigorosa formação e pelos exercícios em equipa incentiva os protagonistas do documentário a partilharem os seus sentimentos sobre ser-se seropositivo: as suas reações quando o descobriram, os seus pensamentos sobre os tratamentos atuais e a forma como gerem as relações com homens seronegativos. Mas à medida que o dia do salto se aproxima, as dúvidas surgem. Será que todos eles conseguem saltar?

Realizado pelo cineasta francês Vincent Boujoun, que já tem experiência na escrita de documentários e em campanhas do VIH/Sida, "Vivant!" é exibido a 21 de setembro, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Vincent Leclercq, um dos protagonistas deste documentário, estará presente nesta sessão, após a qual se realizará um debate com Ricardo Fuertes, do GAT – Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA, moderado por João Ferreira, diretor artístico do Queer Lisboa. Os realizadores Joaquim Pinto e Nuno Leonel, que em 2013 apresentaram no festival o documentário "E Agora? Lembra-me", também estarão presentes.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.