A cantora e atriz britânica Rita Ora sempre adorou vilões e no novo filme da Disney “Os Descendentes: Coração Rebelde” teve a oportunidade de reinventar a temida Rainha de Copas do País das Maravilhas e dar-lhe um toque de modernidade.

“É uma personagem tão icónica e que foi interpretada por grandes atrizes, como Helena Bonham Carter”, disse à Lusa Rita Ora, numa entrevista de lançamento do filme. “Queria mesmo encontrar a minha versão da Rainha de Copas”.

A artista quis garantir que as roupas, as unhas, a peruca vermelha e a coroa faziam sentido para a interpretação da rainha que idealizou. “Também queria ter a certeza que a canção era muito boa. É como uma nova versão moderna da Rainha de Copas”, descreveu.

O musical, que se estreia no Disney+ Portugal a 12 de julho, é um ‘spin-off’ da saga "Os Descendentes", cujo primeiro título foi lançado em 2015 e que imagina as aventuras dos filhos de personagens clássicas, como Ursula, Cinderela e Rainha de Copas.

“Sinto que esta versão é uma grande transição para a próxima geração”, considerou Rita Ora. “É uma ideia muito inteligente para que os jovens de hoje aprendam sobre estes personagens clássicos”.

Com realização de Jennifer Phang e argumento de Dan Frey e Russell Sommer, “Os Descendentes: Coração Rebelde” tem Kylie Cantrall no papel de filha da Rainha de Copas, Red, e Malia Baker como filha da Cinderela, Chloe.

“Aprendi muito com elas”, disse Rita Ora. “A Kylie é jovem mas sábia. Gostei de a ter comigo, ela reagia à minha forma régia de fazer coisas de vilã e às vezes improvisávamos”, contou.

A atriz também elogiou Brandy, que interpreta Cinderela – um papel que assumiu originalmente em 1997 no musical de Robert Iscove, ao lado de Whitney Houston.

“Ela é uma das artistas de música que realmente fez do cinema parte da sua marca e da sua vida”, salientou Rita Ora. “Fiz-lhe muitas perguntas e pedi conselhos e ela foi muito amável e calma, adorei-a”.

A britânica contou que, em 2013, foi a um concerto de Brandy no Japão e ofereceu-lhe um ursinho de peluche. “Ela lembrava-se disso”, riu Ora. “E agora estou a fazer um filme com ela. É de loucos”.

A artista falou da dinâmica entre as duas num filme que explora questões de família e amizade. Nesta história, a Rainha de Copas e a Cinderela eram amigas que se tornaram inimigas depois de uma partida que endureceu o coração da rainha.

“Temos um amor infindável uma pela outra, mas há tanto drama e história que agora tudo o que quero fazer é proteger a minha filha sendo super má para ela”, descreveu Rita Ora, sobre a difícil relação entre a Rainha de Copas e Red. “Ao mesmo tempo, não quero que lhe aconteça a mesma coisa que a mim”.

Ao ver o filme, a audiência vai perceber que há um tema de família e amizade, considerou. “É sobre as dificuldades por que os jovens passam e o conseguir encontrar o lado bom das coisas e a amizade”. É também, disse, uma mensagem sobre confiar e depender uns dos outros durante aventuras e altos e baixos.

Ora interpreta “Love Ain’t It”, que disse ser a canção mais cruel e uma oportunidade para as pessoas abraçarem esse lado.

“Cresci a adorar os vilões”, confessou. “Sempre quis cantar a canção dos vilões, como a da Ursula”, disse, referindo-se à personagem de “A Pequena Sereia”. “Podemos escolher os nossos personagens e gosto disso. Sabia que as pessoas que gostam de vilões iam adorar a canção”.

“Os Descendentes: Coração Rebelde” estreia-se a 12 de julho no Disney+ em Portugal.