«Um Funeral à Chuva» é um filme português diferente de todos os outros: foi feito sem o apoio do Estado, recorrendo unicamente a fundos próprios, mas conseguiu ainda assim o apoio da maior distribuidora do país, que o lançará em 20 salas de cinema, número invulgar para uma fita nacional. A somar a isto tudo, a película conseguiu agora um apoio inesperado: a Selecção Nacional, em estágio na Covilhã, onde o filme foi rodado, aceitou participar num vídeo em que aconselha todos os portugueses a irem ver a película.

Telmo Martins é o realizador de
«Um Funeral à Chuva», um filme sobre amizade que conta a história de seis antigos amigos dos tempos da faculdade que, dez anos após terminarem os estudos, se voltam a reunir para o funeral de um outro companheiro de folia. Na noite que antecede o enterro, o grupo de amigos confronta-se com a diferença daquilo que são para aquilo que pensavam vir a ser, e percebem como até as amizades mais profundas são profundamente abaladas pela passagem do tempo.

O filme, com estreia a 3 de Junho, é um projecto da Lobby Productions, empresa de multimédia de que
Telmo Martins é sócio, e que financiou todo o projecto. Os actores e a equipa técnica não receberam dinheiro por participar no filme mas sim uma percentagem do mesmo, e deverão ser pagos com os lucros posteriores da película.