Em Portugal, o filme, que tem como palco a cidade de Berlim e é falado em alemão, tem estreia marcada apenas para 08 de dezembro. Berlim, Hamburgo, Munique, Colónia, Düsseldorf, Estugarda e Frankfurt são algumas das cidades que vão poder ver o mais recente filme do realizador do premiado
«Body Rice».

Depois da antestreia no Festival de Berlim e no IndieLisboa,
«Swans» já passou pelos festivais de Buenos Aires e Las Palmas e foi recentemente selecionado para os festivais de Jerusalém e para a secção Panorama de Wroclaw –
Hugo Vieira da Silva fará parte do júri da competição oficial deste mesmo festival da Polónia.

Em declarações à Lusa, a propósito da exibição de
«Swans» no IndieLisboa, a 9 de maio passado, Hugo Vieira da Silva disse que o filme «só podia ter sido feito em Berlim», cidade onde vive há oito anos, e que «é natural» que os filmes girem em torno do local onde se habita.

«Swans» é a história de um pai que leva o filho a Berlim para verem a mãe que está em coma e aborda a ideia de alguém que vem de fora e é obrigado a voltar a um sítio.

«Acho que todas as pessoas são um pouco estrangeiras em Berlim. É uma cidade que está permanentemente a mudar, está cheia de habitantes que estão de passagem», realçou o realizador, na altura. «Esta forma de habitar Berlim faz com que a cidade seja uma espécie de não-lugar, quase uma plataforma, um aeroporto e as personagens, no fundo, também estão nesta condição», descreveu.

«Swans» é uma produção alemã, com 20 por cento do orçamento financiado por Portugal.

Segundo a produtora Midas, Hugo Vieira da Silva está já preparar o próximo filme,
«Wellengang», projeto selecionado para o Cinemart do Festival de Roterdão (Holanda) e para a bolsa Cinelink do Festival de Sarajevo (Bósnia-Herzegovina). O realizador disse em maio à Lusa que este projeto é um trabalho coletivo, de co-realização, tendo como palco a Áustria e usando de novo o alemão como língua.

SAPO/Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.