Foi em agosto de 2016 que Hayao Miyazaki anunciou que iria interromper a reforma para fazer um último filme.

No final de outubro de 2017, o lendário mestre de animação japonês e co-fundador dos estúdios Ghibli revelou que o filme se chamaria "Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka" (em português será algo semelhante a "Como é que vive?").

O título é retirado de um clássico da literatura japonesa de Yoshino Genzaburo sobre um adolescente que acha que a sua vida tranquila é chata e acaba inspirado pelas cartas que troca com um tio.

Um dos responsáveis do Estúdio Ghibli confirmou que o vencedor do Óscar por "A Viagem de Chihiro", com 79 anos, encara o projeto como uma prenda para o neto, mas tanto ele como os espectadores ainda vão ter de esperar: afinal, esta não será a "estreia" de Miyazaki no digital como fora anunciado e a animação à mão está a ser mais morosa.

A Viagem de Chihiro

"Ainda estamos a desenhar tudo à mão, mas demora mais tempo para concluir um filme porque estamos a desenhar mais fotogramas [ou seja, mais desenhos diferentes por cada segundo de duração]. Portanto, há mais desenhos para fazer do que antes. Quando estávamos a fazer 'O Meu Vizinho Totoro', tínhamos apenas oito animadores. Fizemos 'Totoro' em oito meses. Para o filme atual em que Hayao Miyazaki está a trabalhar, temos 60 animadores, mas só estamos a conseguir criar um minuto de animação num mês", explicou o produtor Toshio Suzuki à revista Entertainment Weekly.

E as contas estão feitas: 12 minutos por ano.

"Na verdade, há três anos que estamos a trabalhar neste filme, portanto significa que até agora completámos 36 minutos. Temos esperança de conseguir acabar nos próximos três anos", indicou, o que coloca a estreia cerca de uma década depois do último filme, "As Asas do Vento".

Na longa carreira de Miyazaki estão títulos como "Nausicaä do Vale do Vento", "O Castelo no Céu" (1986), "O Meu Vizinho Totoro" (1988), "Porco Rosso - O Porquinho Voador" (1992), "Princesa Mononoke" (1997), "A Viagem de Chihiro" (2001) e "O Castelo Andante" (2004).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.