No início, em 2006, «9» era uma curta-metragem que correu os festivais de animação e acumulou distinções, sendo inclusivamente nomeada ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. Realizada por Shane Acker e animada informaticamente, a história é a de um boneco de trapos que, num mundo feito de objectos do dia a dia, tenta combater um monstro que roubou a alma do seu povo.

Burton e Bekmambetov, este último realizador russo que assinou «Wanted - Procurado» e «Os Guardiões da Noite», ficaram fascinados pelo filme e propuseram-se a adaptá-lo a uma longa-metragem. Acker aceitou o desafio e os resultados chegarão aos ecrãs de todo o mundo em Setembro de 2009.

O primeiro «trailer», porém, pode ser visto
aqui.

Embora feito por computador, o visual continua a assemelhar-se ao da animação «stop-motion» tão cara a Tim Burton.

O ambiente continua a ser o de um bizarro mundo desolado e aparentemente pós-apocalíptico, com um grupo de bonecos de trapos a lutar contra um inimigo comum. Animação aparentemente imprópria para crianças, portanto, na sequência de filmes recentes de grande popularidade que têm aberto caminho à apreciação plena desse «medium» por um público de sensibilidades adultas.

O elenco vocal também é de respeito e integra Elijah Wood, Christopher Plummer, Martin Landau, John C.Reilly, Jennifer Connelly e Crispin Glover.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.