De "Batman" a "Alice no País das Maravilhas", passando por "Eduardo Mãos de Tesoura" e tantos outros filmes, o estilo de Tim Burton é icónico, inconfundível e único há 40 anos.

Mas isso é colocado em causa para Inteligência Artificial (IA) e o cineasta não esconde que ver o seu estilo recriado pelo programa teve um impacto devastador.

"Usaram a I.A. para fazer as minhas versões de personagens Disney!", contou ao The Independent.

O jornal britânico nota que a frase foi ditada com um tom de "horror simulado", mas ficou mais sério: "Não consigo descrever a sensação que isso dá. Recordou-me de quando outras culturas dizem 'Não me fotografe porque isso é tirar a alma'".

Burton está a referir-se a um especial do Buzzfeed do início de julho e reconhece que algumas das personagens recriadas eram "muito boas", mas a experiência de ver a sua criatividade copiada e recriar por um computador foi desagradável.

"O que faz é sugar algo de ti. Tira algo da tua alma ou psique; isso é muito perturbador, principalmente se é algo que algo que tem a ver contigo. É como se um robô roubasse a tua humanidade, a tua alma", disse.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.