A desilusão comercial de "Han Solo: Uma História de Star Wars", uma das grandes surpresas de bilheteira desde ano, parece ter aberto os olhos da Disney: nos próximos anos vamos ter menos filmes da saga.

É "oficial": Han Solo não regressa tão cedo ao cinema
É "oficial": Han Solo não regressa tão cedo ao cinema
Ver artigo

Lançado em maio, o "spinoff" sobre a juventude do famoso contrabandista arrecadou 393 milhões de dólares a nível mundial, um valor aceitável para um "blockbuster" mas muito baixo num "evento Star Wars" e ainda mais quando o orçamento terá chegado aos 250 milhões (Ron Howard refilmou quase tudo após os realizadores Phil Lord e Christopher Miller serem despedidos) e mais 150 foram gastos em marketing.

Não foram poucos os que atribuíram a desilusão à má publicidade gerada pela controvérsia nos bastidores, mas também a uma "fadiga" da saga: os fãs tinham visto "Os Últimos Jedi" apenas alguns meses antes.

Sem mencionar especificamente "Han Solo", o tema surgiu numa entrevista ao presidente da Disney Bob Iger feita pelo The Hollywood Reporter quando lhe dizem que muitos acreditam que o estúdio devia puxar os travões e não lançar filmes todos os anos.

"Fui eu que decidi o 'timing' e, olhando para trás, penso que o erro que cometi — assumo a culpa — foi um pouco demais, demasiado rápido", admitiu o CEO.

"Podem esperar uma desaceleração, mas isso não quer dizer que não vamos fazer filmes. O [realizador] J.J. [Abrams] está ocupado a fazer o [episódio] IX. Temos entidades criativas, incluindo [David] Benioff e [D.B.] Weiss ['A Guerra dos Tronos'], que estão a criar sagas próprias, sobre as quais não fomos concretos. E estamos prestes a chegar ao momento em que iremos começar a tomar decisões sobre o que vem a seguir ao [filme] do J.J.", acrescentou.

"Mas acho que vamos ser um pouco mais cuidadosos em relação ao volume e datas de lançamento. E a responsabilidade nisso para aqui", concluiu.

O "Episódio IX", conclusão da terceira trilogia oficial "Star Wars", chega só em dezembro de 2019. A seguir não há nenhum projeto com ordem oficial para avançar.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.