• Sandra Bullock
    Não é habitual uma actriz receber no mesmo ano nomeações para o Óscar de Melhor Actriz e para o Razzie de Pior Actriz. O que reflecte um pouco a carreira de Sandra Bullock, com alguns papéis memoráveis e muitos filmes de valor mais que duvidoso.
  • Helen Mirren
    Oscarizada por «A Rainha» em 2007, Helen Mirren é uma das maiores actrizes britânicas da actualidade, cujo reconhecimento popular aumentou de forma sempre crescente nas últimas duas décadas. «The Last Station» é a sua quarta nomeação ao Óscar.
  • Carey Mulligan
    Com 24 anos, é a mais jovem intérprete do leque de nomeadas para o Óscar de Melhor Actriz e aquela cuja carreira, a julgar também pelos filmes que tem em pós-produção, está mesmo à beira de atingir o super-estrelato.
  • Gabourey Sidibe
    É a mais absoluta estreante de todos os nomeados, uma revelação que nada tinha feito no campo da interpretação, e que comoveu toda a gente no papel principal de «Precious».
  • Meryl Streep
    Mais um ano, mais um recorde batido por Meryl Streep na cerimónia dos Óscares: desta feita é a 16ª nomeação, que a torna a intérprete mais nomeada de sempre à estatueta dourada.
  • Matt Damon
    O papel de François Pienaar em «Invictus» volta a comprovar duas das coordenadas da carreira de Matt Damon: a escolha de grandes realizadores para o dirigir e a interpretação sem falhas de personagens atormentadas por um dilema moral.
  • Woody Harrelson
    O encantador e pouco inteligente Woody da série «Cheers» popularizou em todo o mundo o actor Woody Harrelson e catapultou-o para uma carreira de sucesso, feita de personagens muito diferentes da que o celebrizou, como sucedeu em «O Mensageiro».
  • Christopher Plummer
    Por incrível que pareça, numa carreira excepcional que já leva mais de cinco décadas, a nomeação ao Óscar pelo papel de Leo Tolstoi em «The Last Station» é a primeira do percurso profissional de Christopher Plummer.
  • Stanley Tucci
    Secundário de luxo no cinema, presença assídua na televisão, Stanley Tucci é um valor seguríssimo que recebeu aqui a primeira nomeação ao Óscar pelo papel do assassino de uma jovem no novo filme de Peter Jackson, «Visto do Céu».
  • Christoph Waltz
    É o actor mais desconhecido dos 20 nomeados mas também o que, à partida, tem mais possibilidade de ganhar o Óscar tendo em conta que já ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar pelo seu papel de Coronel Hans Landa no filme «Sacanas sem Lei»
  • Penélope Cruz
    Um ano depois de conquistar o Óscar de Melhor Actriz Secundária, Penélope Cruz regressa à corrida, desta vez por uma prestação musical, no filme «Nove».
  • Vera Farmiga
    Apesar da já ter uma carreira considerável, só ficou pela primeira vez na memória de todos em 2006, no oscarizado «The Departed - Entre Inimigos». Com «Nas Nuvens», voltou a surpreender, e mereceu a primeira nomação ao Óscar.
  • Anna Kendrick
    Aos 24 anos, Anna Kendrick parece ser uma actriz que não dá um passo em falso, como confirma a recente nomeação ao Óscar de Melhor Actriz Secundária por «Nas Nuvens».
  • Maggie Gyllenhaal
    Uma das mais versáteis e destemidas jovens actrizes da actualidade, Maggie Gyllenhaal consegue a primeira nomeação ao Óscar pelo filme independente «Crazy Heart».
  • Mo'Nique
    Mais conhecida pelas suas prestações na área da comédia e da televisão, «Precious» revelou o grande talento dramático de Mo'Nique, num filme que lhe tem valido vários galardões, incluindo o Globo de Ouro.
  • Óscares 2010: Melhor Filme
    «Estado de Guerra» de Kathryn Bigelow - No ano em que a Academia passou a ter 10 nomeados a Melhor Filme, a escolha tornava-se mais difícil, embora «Avatar», «Estado de Guerra» e «Nas Nuvens» reunissem os maiores consensos.
  • Óscares 2010: Melhor Realizador
    Kathryn Bigelow por «Estado de Guerra» - Era quase impossível prever. Poderia James Cameron ter voltado a gritar a plenos pulmões que é o rei do mundo? Viria a sera a sua ex-esposa Kathryn Bigelow a levar a estatueta dourada para casa.
  • Óscares 2010: Melhor Actor
    Jeff Bridges por «Crazy Heart» - Após a conquista do Globo de Ouro de Melhor Actor - Drama, Jeff Bridges era o grande favorito à conquista da estatueta dourada, num filme que em Portugal deverá ir directamente para DVD.
  • Óscares 2010: Melhor Actriz
    Sandra Bullock por «Um Sonho Possível» - A categoria é tradicionalmente avessa a previsões, e este ano não era diferente, embora Sandra Bullock e Meryl Streep parecessem ser as mais fortes candidatas à vitória final.
  • Óscares 2010: Melhor Actor Secundário
    Christoph Waltz por «Sacanas Sem Lei» - Na categoria em havia menos dúvidas este ano, Christoph Waltz foi o vencedor antecipado do Óscar de Melhor Actor Secundário pelo papel do Coronel nazi Hans Landa em «Sacanas sem Lei».
  • Óscares 2010: Melhor Actriz Secundária
    Mo'Nique por «Precious» - Tradicionalmente, a categoria principal dos Óscares de resultados mais imprevisíveis, mas este ano foi diferente. Qualquer uma podia ganhar, embora Mo'Nique partisse com alguma vantagem pelos prémios já conquistados.
  • Óscares 2010: Melhor Argumento Original
    Mark Boal por «Estado de Guerra» - A originalidade seria sempre o triunfo maior nesta categoria, onde são tradicionalmente premiadas fitas mais arrojadas que não conseguem troféus nas áreas principais.
  • Óscares 2010: Melhor Argumento Adaptado
    Geoffrey Fletcher por «Precious» - A competição era renhida já que «Nas Nuvens», «Distrito 9» e «Uma Outra Educação» também estavam nomeados a Melhor Filme e, por isso, tinham a garantia de apreço pelos membros da academia.
  • Óscares 2010: Melhor Longa-Metragem de Animação
    «Up-Altamente!» de Pete Docter - Nesta categoria, o vencedor era mais que garantido. O filme da Pixar também foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme, por isso a estatueta dourada para Melhor Longa-Metragem de Animação estava praticamente certa.

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.