«Românticos Anónimos» é o filme que inaugura hoje a sala dedicada exclusivamente ao cinema francês no complexo ZON Lusomundo Amoreiras, em Lisboa. O SAPO foi perceber o que motivou esta nova aposta.
Os 50 anos do começo da Guerra Colonial e os movimentos de mudança nos países árabes estarão em foco no festival de cinema documental DocLisboa, que começa hoje, com uma programação menos extensa e concentrada em menos salas.
Entre 29 e 31 de outubro, o Cine Incrível, em Almada, vai receber o Phantasticus: Festival Internacional de Artes e Cinema de Terror, que apresentará desde clássicos como «Nosferatu» a novidades como «Banana Motherfucker».
Um vampiro marialva aterroriza regiões montanhosas num Portugal esquecido numa personificação de uma opressão de outros tempos. É esta a premissa de «O Barão», o filme de Edgar Pêra que é a nossa estreia da semana.
Há nada menos que 63 países as competirem pela nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro na 84ª edição da cerimónia dos Óscares. Conheça todos os concorrentes de «José e Pilar» à estatueta dourada.
A adaptação cinematográfica do musical «Les Misérables» vai ser realizada por Tom Hooper, recentemente oscarizado por «O Discurso do Rei», e terá Anne Hathaway, Hugh Jackman e Russell Crowe nos papéis principais.
Agentes da polícia estiveram hoje nas instalações da Tobis, em Lisboa, a fazer um levantamento do material existente na empresa por causa das dívidas desta à banca, disse à Agência Lusa o delegado sindical da empresa.
Os filmes sobre os movimentos de libertação que vão ser mostrados no Doclisboa não são só uma lição de História, mas também a recordação de um cinema que nunca mais se fez, reflete a diretora do festival.
Um total de 55 filmes, de 23 países, vai estar em competição no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), que decorre a partir de hoje em Alandroal e Évora, revelou o diretor do certame.
Radu Mihaileanu voltou a conquistar as audiências na Festa do Cinema Francês ao ver o seu filme, «La Source des Femmes», vencer o Prémio do Público, troféu que tinha agraciado a sua fita anterior, «O Concerto».
O documentário «Trabalho de Actor, Trabalho de Actriz» revela o processo de trabalho dos intérpretes de «Sangue do Meu Sangue». Nuno Lopes e Rafael Morais explicaram ao SAPO como foi trabalhar no filme português do momento.
A redação da revista de cinema britânica Empire fez uma seleção dos 100 melhores filmes ingleses de sempre e «Lawrence da Arábia», «A Vida de Brian» e «Os Sapatos Vermelhos» foram os preferidos. Conheça aqui lista completa.
O filme de encerramento da parcela de Lisboa da 12ª Festa do Cinema Francês foi uma das boas surpresas da última edição do Festival de Cannes, pela mão do realizador de «O Concerto».
Novo filme do incontornável André Téchiné, protagonizado por André Dussolier, Mélanie Thierry e Carole Bouquet, a grande convidada este ano da Festa do Cinema Francês.
A estação de metro do Cais do Sodré, em Lisboa, tem, nos últimos dias, registado alguns olhares curiosos. A causa é um cartaz de cinema invulgar, um cartaz de cinema vivo.
«American Pie: O Reencontro» é o quarto filme para cinema da saga «American Pie», em que todo o grupo de ex-colegas se reencontra numa reunião de liceu. O primeiro trailer legendado está em exclusivo no SAPO.
A edição deste ano do DocLisboa vai ter menos filmes, menos salas e uma equipa mais reduzida, para, em tempo de crise, «manter essa estrela brilhando», diz Anna Glogowski, diretora do festival de cinema, que começa no dia 20.
Nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, «Incendies» é uma adaptação da peça de Wajdi Mouawad por Denis Villeneuve que fez furor nos vários festivais por onde passou, incluindo Veneza e Toronto.
«Aquele Que Saiu à Procura – Os Primeiros Anos de Wim Wenders», é o primeiro filme exibido do Ciclo de Cinema ABC Cineclube de Lisboa, que se inicia hoje no Classic Alvalade, na capital.
A Festa do Cinema Francês já passou do meio e os espetadores não têm parado de acorrer às sessões, cheias de personalidades da Sétima Arte do hexágono. O SAPO foi ver a projeção de «Tous au Larzac» e falou no fim com alguns espetadores.
A Associação Portuguesa de Realizadores defendeu um reforço do financiamento público no cinema no próximo ano e uma clarificação da tutela sobre que política deve existir no setor.
Em destaque no «e-Cinema» desta semana está o novo filme de Steven Soderbergh, «Contágio», que conta com participações de Matt Damon, Gwyneth Paltrow ou Kate Winslet, entre outros.