![25 de Abril: Música em destaque nas comemorações dos 40 anos em Sines](/assets/img/blank.png)
João Afonso, sobrinho de José Afonso, e Rogério Pires juntam-se no palco do auditório do Centro de Artes de Sines, no dia 24 de abril, às 22:00, para apresentarem o seu projeto “Buganvília”, um espetáculo intimista de vozes e guitarras que terá a participação de um grupo coral da cidade alentejana.
Na noite seguinte, pelas 00:30, os Skip & Die, liderados pela sul-africana Cata.Pirata e pelo holandês Jori Collignon, animam o Largo Poeta Bocage, junto ao castelo, naquela que será a sua segunda atuação em Sines, após terem encerrado o Festival Músicas do Mundo no ano passado.
Uma hora e meia antes, o projeto Maquinistas, formado por 14 músicos, incluindo professores e alunos da Escola das Artes do Alentejo Litoral, sediada em Sines, dá o pontapé de saída para uma noite musical ao ar livre. O serão, organizado pela Associação Pro Artes, prossegue às 02:00, com o DJ Set Gran_Van & Emylis.
O espetáculo de homenagem a João Villaret, pelo Teatro da Comuna, marca também as comemorações da Revolução dos Cravos em Sines, estando agendado para as 22:00 do dia 25 de abril, no auditório do Centro de Artes.
Uma exposição pela Arte Velha - Associação de Artesãos de Sines (“Cravos de Abril”), a apresentação do livro “História do PCP – Das origens ao 25 de Abril (1921-1974)” e o concerto “Stabat Mater”, promovido pela Associação Pro Artes na Igreja Matriz, completam a programação cultural.
As cerimónias protocolares arrancam às 10:00 do dia 25 de abril, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, seguindo-se a sessão solene extraordinária da Assembleia Municipal de Sines, no Centro de Artes.
No início da sessão, pelas 10:30, será projetado o documentário "Do Silêncio à Liberdade! O 25 de Abril em Sines", produzido pelo município.
Ao nível desportivo, está prevista a realização de um torneio de natação, uma aula de zumba fitness, uma caminhada e um corta-mato infantil.
As festividades contam também com outro tipo de iniciativas, como atividades para o público escolar e a colocação de um texto de Ary dos Santos ("O futuro") no pavimento da rua do Centro de Artes.
@Lusa
Comentários