É nesta perspetiva que a orquestra de câmara Divino Sospiro apresenta a oratória «Morte d'Abel» da autoria do lisboeta Pedro António Avondano (1714-1782), um dos músicos mais reputados e influentes na Lisboa pós-terramoto.
A obra vai ser apresentada nos dias 17 e 18 de fevereiro, pelas 21:00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), naquela que vai ser a estreia moderna mundial em edição crítica, com direção musical de Enrico Onofri.
Em cima do palco vão estar os sopranos Emma Kirkby (Eva), Zsuzsi Tóth (Abel) e Sandra Medeiros (Caim), o contratenor David Hansen (Anjo) e o barítono Ivan Ludlow (Adão).
«A Morte d’Abel» foi escrita por um dos músicos mais influentes na Lisboa pós-terramoto - Pedro António Avondano. A oratória foi, provavelmente, escrita nas décadas de 1770, a fim de ser apresentada na «Assembleia das Nações Estrangeiras».
Neste clube dos estrangeiros, fundado pelo próprio Avondano, eram promovidos os primeiros concertos públicos na cidade de Lisboa. Agora, em 2012, a oratória vai surgir numa edição crítica baseada na única cópia manuscrita conhecida e conservada na Biblioteca Estatal de Berlim/Património Cultural Prussiano.
Antes da realização do primeiro de dois concertos (17 de fevereiro), os portadores de bilhete podem assistir à apresentação do disco do Divino Sospiro - «1700, The Century Of The Portuguese», com Massimo Mazzeo (violinista do «Divino Sospiro»), por volta das 19:00.
Vinte minutos depois (19:20) é feita a apresentação da «Coleção Divino Sospiro», da AvA Musical Edition. Nesta coleção está incluída a partitura em edição crítica da «Morte d’Abel».
Posteriormente, às 19:30, o público pode estar presente no encontro com Manuel Carlos de Brito, que se tem dedicado ao estudo da História da Música Portuguesa, particularmente dos séculos XVII a XIX e em especial da História da Ópera no século XVIII, e com Iskrena Yordanova, concertino e membro fundador da orquestra barroca "Divino Sospiro".
O preço dos bilhetes é de 15,99 euros (plateia) e 13,33 euros (laterais). Em alguns casos pode haver descontos no preço base.
Comentários