Ponta de lança da música experimental da península ibérica, Alfredo Costa Monteiro vai apresentar um dispositivo electro-acústico conjuntamente com o coletivo espanhol Crater Collective, especializado em cinema experimental.

Intitulada "Equinox", a peça reúne imagens e sons de forma repetitiva com o fim de criar um experiencia intensa e física para o espetador. "Chega a ser hipnótica e a intensidade é tal que nem todos podem vê-la", disse o músico à agência Lusa.

O projeto nasceu há 3 anos, em Barcelona, de uma vontade de ligar as ondas do som e da luz até criar frequências que literalmente vibram, segundo explicou Alfredo Costa Monteiro.

O músico não é um desconhecido da Cave 12. "Em 10 anos que conheço a casa, já deve ser no mínimo a 6ª vez que venho. Há pouco espaços que têm as condições ótimas para este tipo de trabalho", disse à Lusa o artista português.

Alfredo Costa Monteiro faz parte da segunda geração de artistas de música experimental europeia que iniciaram o seu trabalho nos anos 80.

O artista português modela o som nos seus extremos. Papel, motores, osciladores, rádios, molas, material analógico, tudo serve para construir uma música densa e fascinante.

Originário do Porto, Alfredo Costa Monteiro esteve 20 anos em Paris, onde estudou as Belas Artes.

Desde das suas primeiras instalações, o som teve sempre um papel importante, mas ao longo dos anos passou a ser o seu principal material de expressão artística, de acordo com o músico.

Desde dos anos 1990, está baseado em Barcelona, onde se dedica essencialmente ao som e à 'poesia sonora'.

Alfredo Costa Monteiro gostava de divulgar mais o seu trabalho em Portugal, particularmente o seu último projeto a solo de poesia sonora.

"Sim gostava de atuar em Portugal, já que estou a desenvolver um trabalho de poesia sonora com várias línguas e uma delas é o português", afirmou.

Na sua digressão pela Suíça, o artista português e o coletivo espanhol vão atuar em Lausana, dia 8 de janeiro, e em Basileia, dia 10 de janeiro.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.