O ciclo acontecerá todas as quintas-feiras de julho e agosto no jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.

O primeiro concerto ficará por conta de Bernardo Fachada, músico português que tem editado dois registos por ano e que se prepara para editar álbum novo intitulado »Criôlo», que terá o selo da independente Mbari.

No dia 12 de julho, atua o IKB Ensemble, um coletivo de 14 músicos liderado por Ernesto Rodrigues em torno da música improvisada e esteticamente inspirado no artista plástico Ives Klein.

O músico belga Lieven Martens apresenta-se no Museu do Chiado no dia 19 de julho, enquanto fundador de Dolphins Into The Future, projeto de paisagens sonoras da música new age contemporânea, com recurso a gravações de sons da natureza, como do mar e das aves.

Lieven Martens editou recentemente o álbum «Canto do Arquipélago», gravado e produzido nos Açores e que deverá servir de mote para a performance em Lisboa.

O último concerto de julho, no dia 26, ficará por conta de Éme (nome artístico de João Marcelo), um dos fundadores da editora independente portuguesa Cafetra e do grupo «Os Passos em Volta».

A solo, o músico editou no ano passado o EP de estreia «Passa-se alguma coisa estranha aqui» e este mês o álbum folk pop «Gancia».

Em agosto, todas as atuações serão em formato de DJ set, com os «Slight Delay», formados pelos lisboetas Tiago Miranda e Alcides no dia 2, com o jornalista e crítico de música Rui Miguel Abreu no dia 9, com o vocalista dos 'Pop Dell'Arte', João Peste, no dia 19, e com o guitarrista Norberto Lobo no dia 23, em vésperas de lançar um novo álbum, «Mel Azul».

Tal como abriu, a temporada «Noites de verão» fechará com 'B Fachada' a pôr música no jardim do Museu do Chiado.

Rafael Toral, Sei Miguel, Red Trio, JP Simões, Jorge Lima Barreto e Kimi Djabaté foram alguns dos artistas que atuaram em anos anteriores nesta série de concertos de verão, gratuitos e ao ar livre.

@SAPO com Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.