Numa cerimónia decorrida no passado dia 2 de Abril, no The Mass, em Brixton Will, Londres, o trio portuense venceu na categoria "Off the beaten track" (equivalente a Música Alternativa), com o tema Ultraviolet, derrotando nomes como Entropik, Pick Pocket, Jung Funk, The Mallets ou North of Ping Pong, com quem viriam a disputar a fase final do concurso.
O sistema de votação adoptado nesta, que foi a primeira edição dos The People Music Awards, foi baseado nas apreciações de um júri - constituído, entre outros reconhecidos elementos do panorama musical inglês e internacional, por Annie Nightingale, da BBC Radio 1, e Emre Ramazanoglu, conceituado produtor associado a Lou Rhodes - e nos votos de internautas.
Lavondyss, The future shape of sound, Michael Hyman, Pamela Martin e North of Ping Pong foram alguns dos restantes projectos distinguidos no evento.
Formado por Bruno Miguel, que encabeça o conjunto; Marcela Freitas, nas vocais femininas; e Francisco Bernardo, no sintetizador, baixo, xilofone e guitarra acústica, os :papercutz assentam o seu projecto em sonoridades electrónicas, com toques de jazz, experimental, pop e acústico.
Editados pelo selo independente Apegenine Recordings, sedeado em Montreal, Canadá (que lançou trabalhos de artistas como David Kristian, Emanuele Errante e Khonnor), lançaram o seu primeiro álbum de originais, "Lylac", no passado mês de Fevereiro.
Além de Ultravioleta, que tem recebido airplay pelas mais conhecidas estações de rádio nacionais, já conhecendoremisturas de artistas como Neotropic, The Sight Below, Spandex ou Signer, destacam-se no registo, Do outro lado do espelho e A secret search, músicas também apresentadas ao público britânico, aquando da entrega dos galardões.
Ouça aqui uma música da banda:
Comentários