A Presença das Formigas é uma banda, cujas composições combinam elementos da música tradicional e popular portuguesa, com influências do jazz, música erudita e da “world music”.
A banda é constituída por André Cardoso (guitarra clássica, guitarra acústica e guitarra portuguesa), Manuel Maio (violino, bandolim e voz), Miguel Cardoso (baixo elétrico), Rui Ferreira (acordeão e teclado), Rui Lúcio( bateria, percussão) e Sara Vidal (voz, adufe e pandeireta galega).
O grupo conta com dois álbuns editados, “Ciclorama” (2011) e “Pé de Vento” (2014), tendo recebido o Prémio Zeca Afonso, no Festival Cantar Abril, realizado em Almada, em 2009, com o tema inédito “O rei (a morna indiferença)”.
O trabalho discográfico “Pé de Vento” foi selecionado pelo Centro Musibéria, em Serpa, no Baixo Alenetjo, para a primeira Residência de Jovens Criadores.
A produtora da banda afirma, em comunicado, que a Presença das Formigas irá apresentar-se num “showcase”, adiantando que se trata "de um passo importante para a internacionalização do grupo, que terá a oportunidade de se apresentar perante programadores de festivais relacionados com as músicas do mundo”.
O “International Art Forum WithoutBorders”, em Balchik, cidade costeira do mar Negro, na província de Dobruja, no sul da Bulgária, é organizado pela Associação Industrial de Varna e a plataforma artística Scenderman, sendo “um evento multicultural e multidimensional, que inclui diferentes iniciativas, tais como conferências, ‘workshops’, ‘showcases’ e exposições, fomentando o trabalho em rede e a mobilidade artística”, explica a mesma fonte.
Texto @Lusa/ Foto @Ricardo Chaves
Comentários