"Auto Rádio" só será editado em setembro, mas Benjamim antecipa as novas canções - como "Tarrafal" e "Os teus passos" - numa digressão de 33 concertos consecutivos de norte a sul do país, a começar pelo Alvito, onde vive há pouco mais de um ano e onde o álbum foi composto e gravado.

"Um dos meus sonhos era fazer uma digressão a sério, daquelas em que se vai para a estrada não sei quantas semanas seguidas. Uma digressão que ajude a consolidar as canções e a relação entre os músicos", disse à agência Lusa.

De 14 de julho a 15 de agosto, o músico andará por 33 localidades, como Cuba, Serpa, Piódão, Barcelos, São Pedro do Sul, Caldas do Gerês, Cem Soldos e Ílhavo. Com ele seguirão o baterista António Vasconcelos Dias e o fotógrafo Gonçalo Pôla.

Luís Nunes, 29 anos, despediu-se do nome artístico Walter Benjamin no final de 2014. Para trás ficam canções pop rock interpretadas em inglês, registadas em dois EP e nos álbuns "The National Crisis" (2008) e "The imaginary life of Rosemary and me" (2010).

Depois de ter trocado Londres - onde viveu e estudou - pelo Alvito, Benjamim trocou também a língua inglesa pela portuguesa e diz que isso tem "algo de político".

"Queria refletir sobre o país e sobre a geração em que estou inserido. Falar do país em inglês para mim não fazia sentido nenhum e a língua portuguesa fez-me refletir sobre aquilo que queria dizer", explicou.

Sobre "Auto Rádio", que inclui a participação de Jónatas Pires e de AP Braga, um baladeiro do Alvito, Benjamim diz que tem canções muito diferentes, ligadas sem interrupções, como se alguém estivesse a passar por diferentes estações de rádio.

"Este disco também tem muito do Alentejo e do Alvito", disse o músico, que convocou vários habitantes da vila para a gravação do vídeo oficial de "Os teus passos", a primeira canção a ser revelada.

"Auto Rádio" terá edição nas lojas em setembro pela Pataca Discos, mas estará à venda a partir de 14 de julho em cada uma das 33 localidades por onde Benjamim passar.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.