“Por motivos de força maior”, o concerto de Lisboa passa para 30 de março (22h00), sendo que o do Porto passa para 7 de abril (22h30). Os locais – Aula Magna e Teatro Sá da Bandeira – mantêm-se.

Em apresentação estará o novo disco de originais da banda, “Blasted Generation”, nas lojas a 26 de março.

A compra antecipada do novo CD, em pré-venda na FNAC a partir de hoje, vale um bilhete para um dos espetáculos de apresentação. Também estará à venda, nos locais habituais, um voucher CD, que dá entrada num dos concertos.

Sobre o novo álbum, é revelado em comunicado que tem 11 canções e que aborda sonoridades diferentes das habitualmente presentes nos discos do coletivo: “No nosso caldeirão adicionámos os sons africanos de celebração hipnótica (o convite à dança), sons asiáticos de celebração mental igualmente hipnótica, efeitos e repetições que recriam o orgânico num ambiente laboratorial (agora o convite a entrar na nave) e líricas que atravessam o tempo e em silêncio gritam”.

Participam em “Blasted Generation” Ricardo Machado (ilustrador), Ana Sofia Antunes (que “vestiu esta nova geração”) eRui Gato (“responsável pelo projeto de Video Mapping que será projetado na estrutura arquitetónica e futurista baseada no Metatron/Hipercubo, concebida a meias com o Valdjiu).

Em comunicado, os Blasted Mechanism anunciam ainda um novo instrumento – o MaeGeri - “um instrumento mutante que deriva do já conhecido bambuleco, da guitarra portuguesa e do ribbon.

Ary é o responsável pela produção do disco.

Sara Novais