A primeira noite da Latada, a 15, será reservada a um sarau académico (concertos de tunas e grupos de fado), atuando a 16 de outubro a banda conimbricense The Walks, que abre o palco para os londrinos Crystal Fighters, "uma banda conceituada, que é, sem dúvida, o grande nome" deste ano, disse o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Bruno Matias, que falava à agência Lusa à margem da apresentação do cartaz.

No dia seguinte, vai verificar-se o "regresso de José Cid à Festa das Latas - um nome transversal a várias gerações", tocando ainda nessa noite Agir, nome artístico de Bernardo Costa.

A rapper portuguesa Capicua e o dj holandês Laidback Luke atuam a 18 de outubro, terminando a Festa das Latas com a atuação de Quim Barreiros, no domingo, 19 de outubro.

"É um cartaz diversificado, com nomes de qualidade, que pode abranger todos os estudantes e todo o tipo de música", salientou Bruno Matias.

A edição da Festa das Latas deste ano conta com menos dois dias de concertos, em relação a outras edições, tendo havido também uma redução de 10% no orçamento.

O preço do bilhete geral para a entrada no Parque das Canções, onde vão decorrer os concertos, também desceu, para os 25 euros, menos cinco euros do que em 2013, na perspetiva de que a festa tenha "um preço razoável e acessível", numa altura em que "os estudantes têm mais dificuldades para adquirir os bilhetes", explicou Bruno Matias.

O presidente da AAC frisou que as alterações no formato da Festa das Latas têm como objetivo garantir a sustentabilidade do evento, referindo ainda que a questão das condições climáticas (haver ou não haver chuva) pode ter influência nas receitas.

Outra das novidades deste ano prende-se com a dispensa das aulas, anunciada em setembro, em conferência de imprensa da AAC, em conjunto com o reitor da Universidade de Coimbra (UC).

A dispensa de aulas pretende "compatibilizar as diferentes atividades", afirmou na altura o reitor da UC, João Gabriel Silva, considerando que, até agora, "fingia-se que as aulas decorriam dentro da normalidade".

A matéria "foi consensualizada no Senado" e cada "faculdade fará agora a compensação" dos dois dias como quiser, sendo que, para o próximo ano letivo, o calendário já irá contar com esses dois dias de dispensa.

Este ano, o cortejo da Festa das Latas também é alterado, passando da habitual terça-feira para domingo, 19 de outubro.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.