"A primeira vez que vim à Suíça tinha 17 anos, era uma cidade pequenina e vim para um festival de músicas do mundo em que Portugal estava em destaque aquele ano", recordou a cantora à agência Lusa.

Carminho disse à Lusa que irá apresentar o seu segundo álbum, "Alma", editado em 2012, mas que o alinhamento final irá buscar temas do seu primeiro disco, "Fado", assim como "alguns improvisos do momento" e "músicas inéditas nunca gravadas".

A fadista acrescentou que as interpretações variam segundo o seu estado de espírito, o dos músicos e também da disposição do público, sendo que a Carminho e a sua equipa renovam sempre o alinhamento de uma atuação para outra. "Decidimos com atenção um alinhamento especial para cada concerto", indicou.

Contrariamente ao seu primeiro disco, baseado na tradição do fado, "Alma" é mais aberto e reflete a identidade da cantora, que gosta de "abrir-se a outros mundos musicais" e gravou com os brasileiros Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi.

Carminho não vê a sua música como uma ponte entre fado e outros estilos musicais, mas como uma maneira de manifestar a sua identidade e os seus gostos pelas sonoridades do mundo inteiro.

"Canto aquilo que gosto (...) Não me sinto presa no fado, sou fiel às minhas origens (...) Não pretendo mudar o fado, quando canto fado é bastante tradicional. O fado é tão grande", salientou.

Nesta digressão pela Suíça, que considera "um país lindíssimo", a artista portuguesa estará acompanhada por José Marino no baixo, Diogo Clemente na viola, Luís Guerreiro na guitarra portuguesa e André Sousa na percussão.

Referindo-se ao público suíço, indicou que tem "um grande interesse cultural e gosta de experiencia musicais diferentes". Por outro lado, as salas de concerto que ela frequentou acolhiam tantos Suíços como Portugueses, e muitos deste Portugueses que não regressaram ao país há muitos anos, ficam muito felizes de ouvir fado, segundo ela.

Este fim de semana, dia 4 de outubro, a Carminho e os seus músicos irão atuar em Zurique na sala de Kaufleuten. Ela regressará na semana seguinte à Suíça, em Genebra, dia 16 de outubro, na sala de Onex, habituada a concertos de fado.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.