Os European Festival Awards foram criados em 2009 para reconhecer "o árduo trabalho, visão e criatividade da indústria dos festivais", explica a organização na página oficial.

Entre os nomeados estão cinco festivais portugueses, e os vencedores - escolhidos pelo público, em votação online, e por um painel de especialistas - serão anunciados a 15 de janeiro em Groningen (Holanda), durante o festival Eurosonic.

Na categoria de melhor festival de grande dimensão, com mais de 40.000 espetadores, estão nomeados o Alive, que aconteceu em julho em Algés, e o Rock no Sado, cuja segunda edição decorreu em agosto em Setúbal.

Nesta categoria estão também nomeados festivais como o Roskilde (Dinamarca), Primavera Sound (Barcelona, Espanha), e Le Printemps de Bourges (França).

O Milhões de Festa, em Barcelos, é candidato ao prémio de melhor festival de pequena dimensão (até 10.000 espetadores).

Para melhor festival em espaços fechados - que ocupam várias salas numa ou mais localidades - estão nomeados o Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro e o Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, que decorre nos municípios de Águeda, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar e Oliveira do Bairro.

Os European Festival Awards distinguem ainda o melhor cartaz, o melhor artista cabeça-de-cartaz ou o artista revelação.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.