A última vez que o grupo londrino esteve em Portugal foi no final de 2005 e na altura tinha lançado o álbum "X&Y", que continha os temas "Fix you" e "Speed of sound".

Seis anos passados desde esse concerto, a banda de Chris Martin lançou um outro álbum, "Viva la vida or death and all his friends" (2008), e fala-se na edição de um novo registo, embora tenha saído na semana passada, o EP de originais "Every Teardrop is a Fall".

Não é de estranhar, então, que este primeiro dia do Optimus Alive tenha praticamente esgotado porque os fãs querem recuperar o tempo perdido e averiguar de perto o regresso de uma banda que ganhou o estatuto de vedeta no pop rock.

Como a quinta edição do Optimus Alive conta com dezenas de artistas e bandas em concerto até sábado, o cartaz não se faz apenas com os Coldplay, que atuam a partir das 22:00.

Hoje tocam também os Blondie, com Debbie Harry, de 66 anos, a conduzir a banda veterana pelos caminhos do punk rock e new wave e com disco novo em carteira, "Panic of Girls".

No palco Super Bock estarão duas estreias em Portugal - Anna Calvi e James Blake - ambos ingleses, ambos com disco de estreia acarinhado pela crítica como dois valores seguros de 2011 na música independente (ela pelo experimentalismo no rock, ele pela inovação a partir do dubstep).

A investida inglesa dá-se hoje também com Patrick Wolf, de regresso a Portugal, mas com um novo álbum, "Lupercalia".

O Palco Clubbing é hoje ocupado por várias bandas portuguesas que editam ou estão ligadas ao selo independente Amor Fúria, como Os Velhos, Smix Smox Smux e Asterisco Cardinal Bomba Caveira.

A quinta edição do festival termina no sábado e incluirá até lá Foo Fighters, Iggy Pop & The Stooges, Grinderman, Fleet Foxes, Primal Scream, Foals, TV on the Radio, Jane's Addiction, Kaiser Chiefs, Chemical Brothers, 30 Seconds to Mars, entre outros.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.