O programa do concerto, que se realiza às 21h00, é constituído pela transcrição de Mozart da oratória original de Handel.
"Der Messias”, KV.572, de Mozart, conta com a participação da soprano Joana Seara, da meio-soprano Manuela Custer, do tenor Sune Hjerrild, do barítono Klaus Kuttlere e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, que este ano celebrou os 70 anos da sua fundação.
“A oratória originalmente composta por George Frideric Handel será apresentada na versão revista por Wolfgang Amadeus Mozart”, lê-se no comunicado do Teatro enviado à Lusa.
A transcrição efetuada por Mozart remonta a 1789 e tem por base a versão alemã do libreto, efetuada por Christoph Daniel Ebeling.
O contratenor espanhol Carlos Mena, de 43 anos, é “bem conhecido e bastante apreciado pelo público português”, segundo o teatro, acrescentando que é “um especialista em obras da Idade Média, do Barroco e do Renascimento”.
Carlos Mena estudou na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça, com Richard Levitt e René Jacobs, e tem trabalhado com maestros como Jordi Savall, Philippe Pierlot, Jean Tubéry e José Miguel Moreno, entre outros.
O teatro lírico, na mesma nota, cita a musicóloga Cristina Fernandes, segundo a qual “a versão de Mozart alcançou grande celebridade e teve uma enorme circulação, constituindo, até aos nossos dias, um dos principais veículos que contribuíram para a longevidade interpretativa de 'O Messias' e uma peça-chave da memória coletiva associada a esta extraordinária composição".
“Der Messias” foi apresentado pela primeira vez em março de 1789, no Palácio Palffy em Viena, com quatro solistas vocais e um coro de 12 elementos.
@Lusa
Comentários