O responsável pela programação das músicas do mundo no festival, Jakob Graaf, convidou os Deolinda, a Tuna Helvética e o acordeonista Eduardo Lopes para fazerem "uma homenagem à comunidade portuguesa".

Jakob Graaf confessa que ficou viciado na música dos Deolinda. "Há dias que só ouço a música deles (...) e espero que os portugueses venham", disse.

Este concerto realiza-se no contexto da promoção do novo álbum "Mundo pequenino", do quarteto composto por Ana Bacalhau (voz), Pedro Silva Martins (guitarra e composição), Zé Pedro Leitão (contrabaixo e piano) e Luís Silva Martins (guitarra clássica, banjolim e sinos).

Os Deolinda, que já tocaram em Lugano e Berna, irão apresentar hoje um alinhamento de temas dos três últimos álbuns para animar o público de Genebra, numa noite em que as condições meteorológicas não serão muito favoráveis para um concerto ao ar livre. "Isso de animar a malta é connosco (...) será um alinhamento para combater a chuva "disse à Lusa a vocalista Ana Bacalhau da banda que que acumulou várias distinções desde 2008.

O grupo vê "com tristeza" a forte emigração dos jovens portugueses, mas tem "esperança" em Portugal.

Num país que viu crescer fortemente a comunidade portuguesa nestes últimos anos, os Deolinda aparecem como uma lufada de ar fresco tanto para o público nostálgico de Portugal como para os fãs da world music.

Para o grupo, que irá tocar perante um público em grande parte francófono, a língua portuguesa não é uma barreira, mas uma mais-valia. "Esta nova geração está a lidar com o que é ser português de uma forma descomplexada, espero que não seja uma moda", diz a vocalista Ana Bacalhau.

A Tuna Helvética, formada em 2010 em Montreux, suíça, vai completar esta noite portuguesa. "Deolinda é uma das bandas de que gosto mais, é uma honra tocar na mesma noite", disse à Lusa Nuno Simões, da Tuna Helvetica, que também vê esta atuação como uma grande oportunidade para apresentar a cultura portuguesa.

Para concluir a noite, o português Eduardo Lopes irá mostrar o seu talento de acordeonista.

Organizado pela cidade de Genebra, Musique en été é um festival gratuito que decorre todo o verão em Genebra e oferece quatro palco dedicados à musica clássica, à opera, ao jazz e às músicas do mundo.

O concerto dos Deolinda irá ter lugar no famoso palco Ella Fitzgerald às 20:30, seguido pela performance da Tuna Helvetica e Eduardo Lopes no palco do Théâtre de l'Orangerie às 22:30.

@Lusa